Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Promoção/Educação para a Saúde

Código

130005

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Créditos

2

Professor responsável

Sónia Dias

Língua de ensino

Português

Objectivos

Conhecer as principais perspectivas teóricas e evolução sócio-histórica dos conceitos de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde; Identificar e reconhecer a importância da relação entre os vários factores, estratégias e politicas que determinam o estado de saúde de indivíduos e comunidades; Descrever e discutir os fundamentos conceptuais e metodológicos básicos dos Programas de investigação e intervenção de Promoção e Educação para a Saúde, bem como as tecnologias apropriadas na execução dos mesmos programas; Conhecer os aspectos básicos do planeamento de projectos de Promoção da Saúde para
diferentes contextos e populações em diferentes etapas de vida.

Pré-requisitos

-

Conteúdo

1) Enquadramento geral da evolução histórica e conceptual do conceito de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde: Conceitos de Saúde e Doençia: Conceitos de Prevenção da Doençia, Promoção da Saúde e Qualidade de vida: novos conceitos e desafios; Conceitos básicos de Educação para a Saúde; O processo de Comunicação e transmissão de informação; 2) Promoção da Saúde com vista ao bem-estar individual e comunitário: Principais determinantes dos comportamentos com consequências promotoras e/ou prejudiciais para a saúde; Estilos de vida - risco e protecção; Factores, estratégias e políticas que determinam o estado de saúde de indivíduos e comunidades. 3) Estratégias de investigação e intervenção na Promoção e Educação para a Saúde: Modelos conceptuais e aspectos metodológicos; tecnologias apropriadas na execução dos programas. 4) Planeamento de projectos na Promoção da Saúde em diferentes contextos e com populações em diferentes etapas de vida.

Bibliografia

Lucas, K. Lloyd, B. Health Promotion: Evidence a
Naidoo, J., Wills, J. (2 ed) Health promotion: F
Tones, K. Green, J. Health Promotion: Planning a
DiClemente, R., Crosby, R. Kegler, M. (eds). Eme
Crosby, R., DiClemente, R. Salazar, L. (eds). R

Método de ensino

O método de ensino utilizado consistirá na exposição conceptual, seguida de discussão e participação dos
discentes após leitura e análise crítica de bibliografia previamente facultada. A unidade curricular contemplará ainda aulas de carácter mais teórico-prático com a resolução de exercícios que permitam a aplicação dos conteúdos programáticos

Método de avaliação

Trabalho individual ou de grupo.

Cursos