
Desenho de Programas de Intervenção
Código
130017
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Créditos
2
Professor responsável
Jorge Cabral
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da unidade curricular, o aluno deve:
- Conhecer os principais factores que determinam diferentes tipos de intervenções, incluindo os modos de reforçiar a procura de, e acesso a, serviçios de saúde
- Conhecer a associação entre crises de desenvolvimento, pobreza e exposição aumentada a risco de contágio / transmissão das 3 doençias re-emergentes (H/S,M,T)
- Conhecer as diferentes respostas da intervenção dos Serviçios de Saúde dirigidas a estas doençias
- Conhecer as diferentes interpretações e utilizações do conceito de Risco, na Saúde em geral e grupos de Doençias particulares, quer na explicação da causalidade, quer na definição de estratégias de intervenção
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
Tipologia de dificuldades no desenho de intervenções A importância de reforçiar a procura de, e acesso a, serviçios de saúde As 3 Endemias (H/S,M,T): Os desafios aos Programas Nacionais de Controlo. O exemplo de um País africano Cada uma das 3 Endemias (H/S,M,T): as especificidades dos desafios Conceito de Risco: risco e causalidade, utilização por profissionais de saúde em diferentes níveis de intervenção, para diferentes tipos de doençias. Estratégias de Medicina Preventiva: base populacional e grupos de elevado risc
Bibliografia
Dean T. Jamison, Joel G. Breman, Anthony R. Measham, George Alleyne, Mariam Claeson, David B. Evans, Prabhat Jha, Anne Mills, and Philip Musgrove, eds. 2006.
Disease Control Priorities in Developing Countries, 2nd ed. New York: Oxford University Press.
Joel G. Breman, Martin S. Alilio, and Nicholas J. White. Defining and Defeating the Intolerable Burden of Malaria. III. Progress and Perspectives. Am. J. Trop. Med. Hyg., 77(Suppl 6), 2007
Rose, Geoffrey. The strategy of Preventive Medicine. Oxford University Press. 1992
Método de ensino
Aulas em sala ; resolução de problemas com orientação tutorial (preparação de trabalho individual)
Método de avaliação
Orientação tutorial, estudo e exameResolução de problemas com orientação tutorial (preparação de trabalho individual)