Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Desenho de Programas de Intervenção

Código

130017

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Créditos

2

Professor responsável

Jorge Cabral

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final da unidade curricular, o aluno deve:

  1. Conhecer os principais factores que determinam diferentes tipos de intervenções, incluindo os modos de reforçiar a procura de, e acesso a, serviçios de saúde
  2. Conhecer a associação entre crises de desenvolvimento, pobreza e exposição aumentada a risco de contágio / transmissão das 3 doençias re-emergentes (H/S,M,T)
  3. Conhecer as diferentes respostas da intervenção dos Serviçios de Saúde dirigidas a estas doençias
  4. Conhecer as diferentes interpretações e utilizações do conceito de Risco, na Saúde em geral e grupos de Doençias particulares, quer na explicação da causalidade, quer na definição de estratégias de intervenção

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

Tipologia de dificuldades no desenho de intervenções A importância de reforçiar a procura de, e acesso a, serviçios de saúde As 3 Endemias (H/S,M,T): Os desafios aos Programas Nacionais de Controlo. O exemplo de um País africano
Cada uma das 3 Endemias (H/S,M,T): as especificidades dos desafios
Conceito de Risco: risco e causalidade, utilização por profissionais de saúde em diferentes níveis de intervenção, para diferentes tipos de doençias. Estratégias de Medicina Preventiva: base populacional e grupos de elevado risc

Bibliografia

Dean T. Jamison, Joel G. Breman, Anthony R. Measham, George Alleyne, Mariam Claeson, David B. Evans, Prabhat Jha, Anne Mills, and Philip Musgrove, eds. 2006.
Disease Control Priorities in Developing Countries, 2nd ed. New York: Oxford University Press.
Joel G. Breman, Martin S. Alilio, and Nicholas J. White. Defining and Defeating the Intolerable Burden of Malaria. III. Progress and Perspectives. Am. J. Trop. Med. Hyg., 77(Suppl 6), 2007
Rose, Geoffrey. The strategy of Preventive Medicine. Oxford University Press. 1992

Método de ensino

Aulas em sala ; resolução de problemas com orientação tutorial (preparação de trabalho individual)

Método de avaliação

Orientação tutorial, estudo e exameResolução de problemas com orientação tutorial (preparação de trabalho individual)

Cursos