
Familia e Desenvolvimento
Código
130020
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Créditos
1,5
Professor responsável
Sónia Dias
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da Unidade Curricular, o aluno deve: Analisar a evolução da vida familiar, nomeadamente as mudançias nas estruturas familiares, na demografia, nos valores e nas dinâmicas internas da família em Portugal e na Europa; Identificar as principais características das políticas de família ao longo das últimas décadas e perceber como se organizam para acompanhar as mudançias na família, em particular para dar resposta às questões da exclusão social e da pobreza; Compreender a família como um sistema, integrando os aspectos estruturais, funcionais e comunicacionais; Reflectir como a família se organiza face às mudançias do ciclo de vida e a problemas específicos; Compreender as possibilidades do desenvolvimento quando pensado e processado a partir das unidades domésticas; Conhecer as potencialidades e as fragilidades económicas das unidades domésticas no meio rural africano.
Pré-requisitos
-
Conteúdo
1) As mudançias na família em Portugal e na Europa ao longo das últimas décadas: Padrões demográficos e evolução das estruturas familiares - valores e novas formas; A divisão familiar do trabalho pago e não pago; Redes sociais e solidariedades familiares. 2) Políticas de família: os objectivos, os instrumentos e os actores; Evolução recente; Principais desafios da política de família. 3) Família como sistema: Evolução do pensamento sistémico; Aspectos estruturais, funcionais e comunicacionais; Ciclo de vida familiar: Crise e mudançia. 4) Famílias com problemas específicos: Multi-problemáticas, doençia crónica, toxicodependência, perturbação do comportamento alimentar. 5) Grupos familiares, economia doméstica e desenvolvimento: Caracterização de uma unidade doméstica de subsistência no meio rural africano; As unidades domésticas como base de um desenvolvimento alternativo; A importância e o papel das mulheres na promoção do seu desenvolvimento e do da sua família. 6) Procurar soluções para famílias e pessoas em risco ou em situação de exclusão social.
Bibliografia
Broderick, C. Understanding family process: Basics
Dallos, R. McLaughlin, E. (eds.) Social problems
Hughes, G. Fergusson, R. (eds.) Ordering lives:
Lerner, R. Jacobs, F. Wertlieb, D. (eds.) Handb
Moen, P. Wethington, E. The Concept of family ad
Método de ensino
O método de ensino utilizado consistirá na exposição conceptual e de evidência científica, seguida de apresentação de experiências práticas. Prevê-se ainda sessões de discussão e participação dos discentes após leitura e análise crítica de bibliografia previamente facultada.
Método de avaliação
Trabalho individual ou de grupo.