Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Familia e Desenvolvimento

Código

130020

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Créditos

1,5

Professor responsável

Sónia Dias

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final da Unidade Curricular, o aluno deve: Analisar
a evolução da vida familiar, nomeadamente as mudançias nas estruturas familiares, na demografia, nos valores e nas dinâmicas internas da família em
Portugal e na Europa; Identificar as principais características das políticas de família ao longo das últimas décadas e perceber como se organizam para acompanhar as mudançias na família, em
particular para dar resposta às questões da exclusão social e da pobreza; Compreender a família como um sistema, integrando os aspectos estruturais, funcionais e
comunicacionais; Reflectir como a família se organiza face às mudançias do ciclo de vida e a problemas
específicos; Compreender as possibilidades do desenvolvimento quando pensado e processado a partir das unidades domésticas; Conhecer as potencialidades e as fragilidades económicas das unidades domésticas no meio rural africano.

Pré-requisitos

-

Conteúdo

1) As mudançias na família em Portugal e na Europa ao longo das últimas décadas: Padrões demográficos e
evolução das estruturas familiares - valores e
novas formas; A divisão familiar do trabalho pago e não pago; Redes sociais e solidariedades familiares. 2) Políticas de família: os objectivos, os instrumentos e os actores; Evolução recente; Principais desafios da política de família. 3) Família como sistema: Evolução do pensamento sistémico; Aspectos estruturais, funcionais e comunicacionais; Ciclo de vida familiar: Crise e mudançia. 4) Famílias com problemas específicos: Multi-problemáticas, doençia crónica, toxicodependência, perturbação do comportamento alimentar. 5) Grupos familiares, economia doméstica e desenvolvimento: Caracterização de uma unidade doméstica de subsistência no meio rural africano; As unidades domésticas como base de um desenvolvimento alternativo; A importância e o papel das mulheres na promoção do seu desenvolvimento e do da sua família. 6) Procurar soluções para famílias e pessoas em risco ou em situação de exclusão social.

Bibliografia

Broderick, C. Understanding family process: Basics
Dallos, R. McLaughlin, E. (eds.) Social problems
Hughes, G. Fergusson, R. (eds.) Ordering lives:
Lerner, R. Jacobs, F. Wertlieb, D. (eds.) Handb
Moen, P. Wethington, E. The Concept of family ad

Método de ensino

O método de ensino utilizado consistirá na exposição conceptual e de evidência científica, seguida de apresentação de experiências práticas. Prevê-se ainda sessões de discussão e participação dos discentes após leitura e análise crítica de bibliografia previamente facultada.

Método de avaliação

Trabalho individual ou de grupo.

Cursos