
Gestão de Qualidade
Código
130047
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Créditos
1,5
Professor responsável
Luís Lapão
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Identificar os componentes e determinantes da qualidade na prestação de cuidados de saúde. 2. Conhecer os Sistemas de Qualidade em Saúde 3. Perceber os temas principais de Qualidade em Cuidados de Saúde Primários e nos Hospitais 4. Desenvolver competências em Auditoria de Qualidade 5. Contribuir para a definição de programas de melhoria de qualidade em locais específicos de prestação de serviçios de saúde
Pré-requisitos
-
Conteúdo
1. Conceitos e Paradigmas de Abordagem da Qualidade em Saúde: A liderançia nos Sistemas da qualidade 2. Programas de gestão de qualidade em Saúde: ISSO vs. EFQM 3. ISO9000 para serviçios de saúde A gestão do tempo 4. Qualidade nas Organizações: Qualidade em Cuidados de Saúde Primários e nos hospitais 5. O Modelo PATH/WHO 6. Os Sistemas e a Gestão Qualidade nos Serviçios Centrais da Saúde 7. Perspectiva Estratégica da Qualidade nos serviçios de Saúde
Bibliografia
Mezomo, João Catarin – Gestão da Qualidade na Saúd
Instituto da Qualidade em Saúde – Estratégias para
Christo, F. (2000). ISO 9000 Para serviçios de saúd
Direcção Geral da Saúde. (1999). Instrumentos para
Modelo PATH – www.who.org
Método de ensino
Ensino prático com resolução de problemas; orientação tutorial; Aulas em sala,
Método de avaliação
Trabalho escrito do tipo estudo de caso, contextualizando uma das temáticas da qualidade em Saúde (máximo 10 páginas): Auditorias; Estratégia; Sistemas de Informação;