
Teoria e Métodos em Epidemiologia e Bioestatistica
Código
5573005
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Créditos
2
Professor responsável
Luzia Gonçialves
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final desta unidade curricular os alunos devem compreender e aplicar conceitos essenciais da Epidemiologia e Bioestatística, incorporando o rigor metodológico destas áreas na investigação biomédica. Os alguns deverão ter noção das limitações de formação nestas áreas, procurando o intercâmbio com os epidemiologistas e os estatísticos em determinados aspectos metodológicos que exigem bases matemáticas e epidemiológicas mais sólidas. No final desta Unidade Curricular, os alunos deverão:
- Compreender a importância da utilização do método epidemiológico e da Estatística no início do delineamento de projectos de investigação biomédica.
- Aplicar os conceitos de Análise Exploratória de Dados e Estatística Descritiva para descrever dados correntes nas Ciências Biomédicas, e em particular na Microbiologia.
- Interpretar criticamente os resultados dos testes estatísticos, dando destaque à verificação dos seus pressupostos.
- Estimar a sensibilidade e especificidade de técnicas laboratoriais.
- Analisar criticamente a adequação do desenho, limitações, implementação e condução dos estudos epidemioloacu
Pré-requisitos
Conhecimentos prévios de Epidemiologia, de Probabilidades e de Estatística.
Conteúdo
1. A importância da Estatística na investigação biomédica. Algumas noções de estatística descritiva e análise exploratória de dados. 2. Introdução à Inferência Estatística. A importância dos pressupostos dos testes de hipóteses e os cuidados com a interpretação de resultados. 3. Métodos estatísticos para estimar a sensibilidade e especificidade de testes de diagnóstico.4. Princípios da Epidemiologia aplicados à Investigação Clínica; Etapas da Investigação, Características dos diferentes Estudos Epidemiológicos; Metodologia dos rastreios; Testes de Diagnóstico.
Bibliografia
Altman, D. (2002) Poor-quality medical research. J
Bopal, R. S. (2008) Concepts of epidemiology, Oxfo
Beaglehole R, Bonita R , Kjellstrom T (1994) Basis
Callegari-Jacques, S. (2003) Bioestatística – Prin
Daniel, W.W. (2004) Biostatistics: a foundation foMétodo de ensino
Aulas presenciais teórico-práticas e tutoriais. Nas aulas presenciais, além da resolução de exercícios e da interpretação dos outputs, os alunos utilizarão o programa estatístico SPSS. é estimulada a discussão da escrita da Secção de Material e Métodos Estatísticos em artigos, bem como a apresentação
Método de avaliação
Aulas presenciais teórico-práticas e tutoriais. Nas aulas presenciais, além da resolução de exercícios e da interpretação dos outputs, os alunos utilizarão o programa estatístico SPSS. é estimulada a discussão da escrita da Secção de Material e Métodos Estatísticos em artigos, bem como a apresentação e interpretação d
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