Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Teoria e Métodos em Epidemiologia e Bioestatistica

Código

5573005

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Créditos

2

Professor responsável

Luzia Gonçialves

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final desta unidade curricular os alunos devem compreender e aplicar conceitos essenciais da Epidemiologia e Bioestatística, incorporando o rigor metodológico destas áreas na investigação biomédica. Os alguns deverão ter noção das limitações de formação nestas áreas, procurando o intercâmbio com os epidemiologistas e os estatísticos em determinados aspectos metodológicos que exigem bases matemáticas e epidemiológicas mais sólidas.

No final desta Unidade Curricular, os alunos deverão:

  1. Compreender a importância da utilização do método epidemiológico e da Estatística no início do delineamento de projectos de investigação biomédica.
  2. Aplicar os conceitos de Análise Exploratória de Dados e Estatística Descritiva para descrever dados correntes nas Ciências Biomédicas, e em particular na Microbiologia.
  3. Interpretar criticamente os resultados dos testes estatísticos, dando destaque à verificação dos seus pressupostos.
  4. Estimar a sensibilidade e especificidade de técnicas laboratoriais.
  5. Analisar criticamente a adequação do desenho, limitações, implementação e condução dos estudos epidemioloacu

    Pré-requisitos

    Conhecimentos prévios de Epidemiologia, de Probabilidades e de Estatística.

    Conteúdo

    1. A importância da Estatística na investigação biomédica. Algumas noções de estatística descritiva e análise exploratória de dados. 2. Introdução à Inferência Estatística. A importância dos pressupostos dos testes de hipóteses e os cuidados com a interpretação de resultados. 3. Métodos estatísticos para estimar a sensibilidade e especificidade de testes de diagnóstico.4. Princípios da Epidemiologia aplicados à Investigação Clínica; Etapas da Investigação, Características dos diferentes Estudos Epidemiológicos; Metodologia dos rastreios; Testes de Diagnóstico.

    Bibliografia

    Altman, D. (2002) Poor-quality medical research. J
    Bopal, R. S. (2008) Concepts of epidemiology, Oxfo
    Beaglehole R, Bonita R , Kjellstrom T (1994) Basis
    Callegari-Jacques, S. (2003) Bioestatística – Prin
    Daniel, W.W. (2004) Biostatistics: a foundation fo

    Método de ensino

    Aulas presenciais teórico-práticas e tutoriais. Nas aulas presenciais, além da resolução de exercícios e da interpretação dos outputs, os alunos utilizarão o programa estatístico SPSS. é estimulada a discussão da escrita da Secção de Material e Métodos Estatísticos em artigos, bem como a apresentação

    Método de avaliação

    Aulas presenciais teórico-práticas e tutoriais. Nas aulas presenciais, além da resolução de exercícios e da interpretação dos outputs, os alunos utilizarão o programa estatístico SPSS. é estimulada a discussão da escrita da Secção de Material e Métodos Estatísticos em artigos, bem como a apresentação e interpretação d

    Cursos