
Comunicação científica
Código
5863005
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Departamento
Unidade de Microbiologia Médica
Créditos
3
Professor responsável
Gabriela Santos-Gomes
Horas semanais
Aulas teóricas: 8 Horas (Total de Horas); Aulas práticas e laboratoriais: 12 Horas (Total de Horas); Aulas práticas e laboratoriais Seminários: 10 Horas (Total de Horas) Orientação tutorial: 8 Horas (Total de Horas).
Língua de ensino
Inglês e Português
Objectivos
No final da unidade curricular os discentes deverão: 1. Saber recorrer às diversas ferramentas para a elaboração de uma comunicação científica 2. Reconhecer a constituição de um artigo científico, poster, tese ou monografia 3.Saber delinear de forma clara e concisa posters e artigos para publicação 4. Saber seleccionar a informação mais adequada para ser transmitida numa comunicação oral 5. Comunicar oralmente informações científicas 6. Adquirir as competências necessárias à elaboração de crítica (autocritica) construtiva.
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
1. Comunicação científica. Aspectos técnicos. Pesquisa bibliográfica. Processamento de texto. Elaboração e apresentação de tabelas e imagens (gráficos, figuras). Edição partilhada de ficheiros. Powerpoint. 2. Comunicação científica oral: lab meetings, apresentações, seminários 3. Escrita científica. Redacção de relatórios, teses e monografias 4. Estrutura, conteúdo e desenho de posters 5. Estrutura e conteúdo de artigos científicos (experimentais, revisão). Citações e elaboração da lista de referências. ética científica. Processo de submissão. 6. Metodologia da avaliação científica. Auto-avaliação.
Bibliografia
1. Mason P, Wright P and Luu N H. Writing and Publishing a Scientific Article. 90pg 2. Scientific writing and publishing results. Tropical Biology Association, UK. 14pg 3. http://www.asp.org/education/howto_onPosters.html 4. http://www.canberra.edu.au/studyskills/learning/oral
Método de ensino
Aulas expositivas Aulas de projecto (práticas) Seminários
Método de avaliação
A avaliação da aprendizagem será contínua, tomando em consideração: 1. a participação e intervenção nas aulas teóricas 2. o desempenho nos seminários e nas aulas de projecto 3. o desempenho na elaboração de artigos e posters