Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Microbiologia e micologia médicas

Código

5863011

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical e Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

Unidade de Microbiologia Médica

Créditos

5

Professor responsável

Miguel Viveiros

Horas semanais

Aulas teórico-práticas: 15 Horas (Total de Horas);
Ensino prático e laboratorial: 25 Horas (Total de Horas);
Seminários: 5 Horas (Total de Horas)
Orientação tutorial: 5 Horas (Total de Horas)

Língua de ensino

Inglês e Português

Objectivos

Adquirir conhecimento, competências, aptidões e métodos de investigação a análise aplicados às Ciências Biomédicas na vertente da Genética Humana e das Doençias Infeciosas. No final desta unidade curricular, os doutorandos terão capacidade de:
• Processar e transmitir conhecimentos avançiados sobre a fisiopatologia e diagnóstico de infeções causadas por bactérias, vírus e fungos, vantagens e limitações.
• reconhecer os fundamentos e princípios da microbiologia e micologia médicas e suas aplicações no diagnóstico e investigação aplicada;
• analisar, criticar e avaliar protocolos de trabalho experimental para aplicação de métodos de diagnóstico laboratorial em microbiologia e micologia médicas; suas vantagens e limitações;
• sumariar e definir do ponto de vista científico conceitos a partir de IGNOREes diversificadas de informação válida;
• planear e realizar protocolos de investigação e de diagnóstico laboratorial, respeitando as exigências impostas pelos padrões metodológicos de qualidade próprios do método científico e do diagnóstico laboratorial.
Pretende-se que o doutorando contacte com os conhecimentos, os métodos e as técnicas de análise experimental nas áreas da genética e biologia molecular, bioquímica, biologia celular, entre outros, que o capacite a implementar e desenvolver projetos de investigação aplicada de uma forma autónoma.

Pré-requisitos

Não se aplica.

Conteúdo

Serão apresentados os conceitos e as ferramentas básicas de análise e investigação relevantes para a microbiologia e micologia médicas aplicadas à relação entre a Genética Humana e as Doençias Infeciosas na perspetiva da suscetibilidade do hospedeiro à infeção. Pretende-se que os alunos adquiram competências cientifico-profissionais: i) sobre os conceitos teóricos das patologias microbianas e seus agentes, prevenção, profilaxia, diagnóstico, tratamento e controlo epidemiológico relacionando com o hospedeiro humano e sua suscetibilidade; ii) sobre a aplicação da metodologia científica para aperfeiçioar/melhorar as capacidades de atuação nas áreas específicas anteriormente mencionadas, de uma forma consciente e autónoma; iii) sobre as diferentes estratégias de diagnóstico clínico-laboratorial em Microbiologia Médica; iv) sobre as bases teóricas da quimioterapêutica antimicrobiana e dos mecanismos de resistência aos fármacos; v) sobre a interpretação e integração da informação proveniente das novas tecnologias de caracterização molecular de microorganismos, quer na perspetiva epidemiológica quer como auxiliar do diagnóstico; vi) sobre os métodos de integração no trabalho em equipa e em rede de forma a potenciar sinergias e rentabilizar recursos financeiros e humanos ao nível do controlo epidemiológico de certas patologias microbianas e em particular no controlo e prevenção da infeção nosocomial; vii) sobre o controlo de qualidade investigação e de diagnóstico laboratorial.

Bibliografia

Murray P. R., Rosenthal K. S. and Pfaller M. A. (2009), Medical Microbiology, 6th Edition. Elsevier-Mosby-Saunders, St. Louis, EUA.
Patricia Tille Ed. (2013), Bailey and Scott's Diagnostic Microbiology, 13th Edition. Elsevier-Mosby-Saunders, St. Louis, EUA.
Richard A. Kaslow, Janet McNicholl, Adrian V. S. Hill (2012) Genetic Susceptibility to Infectious Diseases, Oxford University Press, Oxford, UK.
James Versalovic Ed. (2011) Manual of Clinical Microbiology, 9th Edition. American Society for Microbiology (ASM) Press, Washington, EUA.

Método de ensino

1) Aulas teóricas, com apresentação de diapositivos e bibliografia complementar;
2) teórico-práticas, com apresentação e resolução de casos práticos para aplicação das metodologias abordadas ao diagnóstico/monitorização/caracterização de infeções de origem bacteriana, fúngica ou viral.
3) Aulas laboratoriais com aplicação de metodologias consideradas de interesse, para o diagnóstico monitorização/caracterização de infeções.

Método de avaliação

A avaliação será feita através da realização de um exame final de avaliação de conhecimentos, com perguntas de escolha múltipla, incidindo sobre os conteúdos das aulas teóricas, teórico-práticas e laboratoriais. Aapresentação crítica, em grupo, com discussão pública, de um artigo científico escolhido a partir de uma lista proposta.

Cursos