
Toxicologia molecular/transporte membranar e patologia
Código
5863014
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical e Faculdade de Ciência Médicas
Departamento
Unidade de Microbiologia Médica
Créditos
5
Professor responsável
Michel Kranendonk
Horas semanais
Aulas teóricas: 16 Horas (Total de Horas) Aulas teórico/práticas: 5 Horas (Total de Horas) Seminários: 16 Horas (Total de Horas) Orientação tutorial: 10 Horas (Total de Horas)
Língua de ensino
Inglês e Português
Objectivos
Compreender os efeitos tóxicos de xenobióticos, nomeadamente fármacos, no Homem. Compreender as interacções de xenobióticos com sistemas biológicos e os mecanismos bioquímicos dos efeitos tóxicos. Apreender os sinais clínicos tipicos de manifestações tóxicas. Compreender os conceitos de toxicocinética e toxicodinâmica. Compreender as consequências toxicológicas associadas a variações interindividuais em enzimas de biotransformação e transportadores membranares. Apreender a importância de Polimorfismos genéticos e variação genética na biotransformação e transporte de xenobioticos. Ter uma noção dos alvos terapêuticos associados à quimioterapia antimicrobiana. Compreender a complexidade da Interacção entre hospedeiros e agentes patogénicos, as bases teóricas da quimioterapêutica antimicrobiana e os mecanismos moleculares de resistência a fármacos, e o seu impacte na prevalência de doençias infecciosas.
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
Toxicocinética e toxicodinâmica. Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção (ADME) de xenobióticos. Enzimas metabolizadoras e Transportadores membranares. Farmacocinética e dinâmica. Alvos terapêuticos, pro-fármacos, Interacção entre hospedeiros e agentes patogénicos. Variação genética e Polimorfismos genéticos de enzimas de biotransformação e transportadores. Resistência a fármacos. Variação genética interindividual de resistência a fármacos. Conceitos da estrutura, genética, bioquímica e fisiologia bacterianas, bem como os princípios da patogénese e imunologia das doençias infecciosas de origem bacteriana.
Bibliografia
Klaassen, Curtis D. (2001). Casarett and Doull's Toxicology - The Basic Science of Poisons (6th Edition). McGraw-Hill. A bibliografia também constará de artigos científicos originais recentes em revistas da especialidade e de artigos de revisão (e.g. na Annual Review of Genomics and Human Genetics, Annual Review of Pharmacology and Toxicology).
Método de ensino
Prelecções, Seminários e estudos de caso.
Método de avaliação
Avaliação: Trabalho escrito com discussão pública, sendo avaliados: relevância do tema, importância e originalidade. A frequência de pelo menos 2/3 das prelecções, seminários e casos de estudo é obrigatória para apresentar a monografia final.