
Development and Social Responses
Code
130018
Academic unit
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Credits
1
Teacher in charge
Sónia Dias
Teaching language
Português
Objectives
No final da Unidade Curricular, o aluno deve: Conhecer a história da Segurançia Social e Estado de Bem-Estar e suas interligações com o desenvolvimento sócio-económico, bem como as implicações para a interacção entre Indivíduo e Sociedade / Instituições Públicas; Compreender o conceito de Desenvolvimento e perspectivar os vários desafios que lhe estão subjacentes; Reflectir sobre as potencialidades do desenvolvimento sócio-local e conhecer a diversidade de processos de desenvolvimento; Aprofundar a reflexão teórica e prática acerca dos processos associados à Economia Social; Compreender e distinguir as características e as funções do modelo liberal e socialista de desenvolvimento: Perceber as razões do insucesso da estratégia das aldeias comunais de Moçiambique (caso prático); Compreender a panorâmica global acerca da conceptualização, processos e resultados de Empowerment e de Liderançia em contextos comunitários; Reflectir acerca das implicações da Participação Comunitária nos processos e resultados de Empowerment.
Prerequisites
-
Subject matter
1) História da segurançia social e estado de bem-estar: Antecedentes e generalidades conceptuais: Princípios orientadores. Modelos; Sistema económico de suporte; Crise, crítica e perspectivas futuras. 2) Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais; Globalização e desafios; Diversidade de processos de desenvolvimento. Evolução e implementação dos modelos teóricos de desenvolvimento económico; Iniciativas e experiências de desenvolvimento em diversos contextos; Desenvolvimento Local e Projectos de Luta contra a Pobreza e Exclusão; Promoção e desenvolvimento de iniciativas económicas, sociais, culturais e ambientais que visem o bem-estar e melhoria da saúde das populações. 3)Empowerment, Liderançia e Participação Comunitária; Liderançia em contextos comunitários; Participação Comunitária e Empowerment. 4) Estudo de caso - Organização comunitária em países em desenvolvimento.
Bibliography
Phillips, D., Verhasselt, Y. Health and develo
World Bank. Engendering development: Thought gende
Tropman, J., Erlich, J., Rothman, J. (2000). Ta
Chen L., Kleinman A., Ware, N. Health and social c
Pande, S., Tropp, S., Sharma, B. Khatiwada, Y. (
Teaching method
Esta unidade curricular está estruturada em sessões de exposição conceptual e de estudos de caso. Estão previstas igualmente sessões com discussão e participação dos discentes após leitura e análise crítica de bibliografia sobre os conteúdos programáticos previamente facultada.
Evaluation method
Trabalho individual ou de grupo.