
Importância Médica das Espiroquetas Zoonóticas: Leptospira e Borrelia
Código
5573019
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Créditos
6
Professor responsável
Maria Luísa Vieira
Língua de ensino
Português
Objectivos
Com a presente Unidade Curricular (UC) procurar-se-á contribuir para uma formação teórico-prática, em diferentes matérias fundamentais nas áreas científicas consideradas, nomeadamente:
- Compreender a importância epidemiológica (re)emergente das duas espiroquetoses zoonóticas com particular enfoque para a situação em Portugal, nomeadamente no Arquipélago dos Açiores;
- Conhecer e aplicar as atuais abordagens laboratoriais (imunológicas e moleculares) que permitam melhorar o diagnóstico laboratorial;
- Interpretar os resultados obtidos face à biologia e patogénese dos agentes envolvidos (leptospiras e borrélias) e os respectivos impactes na população humana.
Pré-requisitos
Mestres ou grau equivalente em áreas das Ciências Biológicas e Saúde ou em áreas afins.
Conteúdo
Aulas teóricas:
- Leptospiras e leptospirose - atualização do tema;
- Biosensores - aplicações micromoleculares;
- O papel dos roedores na leptospirose;
- Artrópodes como vetores de Borrelia spp;
- Borrélias e borreliose de Lyme - atualização do tema;
- Leptospirose e borreliose de Lyme - perspetiva clínica
- Leptospira spp e leptospirose: Diagnóstico -MACRO - técnica de rastreio; MAT - técnica de referência;
- Observação microscópica de leptospiras;
- Extração de DNA de Leptospira - Testes moleculares;
- Identificação genómica - diagnóstico;
- Investigação/Leptospirose - Projetos (aplicações práticos);
- Observação de ixodídeos;
- Borrelia spp e Borreliose de Lyme: observação microscópica de borrélias;
- Diagnóstico - IFA - técnica de rastreio; WB - técnica de referência;
- Testes moleculares - diagnóstico;
- Borrelia spp / identificação genómica;
- Discussão de resultados laboratoriais
Bibliografia
2011 - Emergence, control and re-emerging leptospi
2009 - Leptospira and Leptospirosis
2012 - Population Dynamics of Borrelia burgdorferi
2012 - Serodiagnosis of Lyme borreliosis with bead
2009 - Effects of Climate Change on Ticks and Tick
Método de ensino
- Aulas teóricas, teórico-práticas, práticas e tutoriais:- Mesa redonda com a participação ativa de todos os alunos para discussão de resultados, moderada pelos docentes envolvidos na Unidade Curricular.Docentes: Prof. Doutor Paulo Almeida; Prof. Doutora Teresa Novo; Prof. Doutor Jorge Seixas; Inv. Doutor Fernando Teles; Outros docentes convidados; Inv.ª Doutora MLVieira (Coord)
Método de avaliação
- Os alunos, com pelo menos 2/3 de frequência, são sujeitos a avaliação contínua (assiduidade e participação ativa nas aulas e desempenho na discussão do trabalho laboratorial - mesa redonda) - 30%; - Exame escrito final (teste de escolha múltipla) - 70%;- Escala de classificação de 0 a 20. - Aprovação com classificação igual ou superior a 10.