Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Importância Médica das Espiroquetas Zoonóticas: Leptospira e Borrelia

Código

5573019

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Créditos

6

Professor responsável

Maria Luísa Vieira

Língua de ensino

Português

Objectivos

Com a presente Unidade Curricular (UC) procurar-se-á contribuir para uma formação teórico-prática, em diferentes matérias fundamentais nas áreas científicas consideradas, nomeadamente:

  • Compreender a importância epidemiológica (re)emergente das duas espiroquetoses zoonóticas com particular enfoque para a situação em Portugal, nomeadamente no Arquipélago dos Açiores;
  • Conhecer e aplicar as atuais abordagens laboratoriais (imunológicas e moleculares) que permitam melhorar o diagnóstico laboratorial;
  • Interpretar os resultados obtidos face à biologia e patogénese dos agentes envolvidos (leptospiras e borrélias) e os respectivos impactes na população humana.

Pré-requisitos

Mestres ou grau equivalente em áreas das Ciências Biológicas e Saúde ou em áreas afins.

Conteúdo

Aulas teóricas:

  • Leptospiras e leptospirose - atualização do tema;
  • Biosensores - aplicações micromoleculares;
  • O papel dos roedores na leptospirose;
  • Artrópodes como vetores de Borrelia spp;
  • Borrélias e borreliose de Lyme - atualização do tema;
  • Leptospirose e borreliose de Lyme - perspetiva clínica
Aulas teórico-práticas e práticas;
  • Leptospira spp e leptospirose: Diagnóstico -MACRO - técnica de rastreio; MAT - técnica de referência;
  • Observação microscópica de leptospiras;
  • Extração de DNA de Leptospira - Testes moleculares;
  • Identificação genómica - diagnóstico;
  • Investigação/Leptospirose - Projetos (aplicações práticos);
  • Observação de ixodídeos;
  • Borrelia spp e Borreliose de Lyme: observação microscópica de borrélias;
  • Diagnóstico - IFA - técnica de rastreio; WB - técnica de referência;
  • Testes moleculares - diagnóstico;
  • Borrelia spp / identificação genómica;
Mesa redonda:
  • Discussão de resultados laboratoriais

Bibliografia

2011 - Emergence, control and re-emerging leptospi
2009 - Leptospira and Leptospirosis
2012 - Population Dynamics of Borrelia burgdorferi
2012 - Serodiagnosis of Lyme borreliosis with bead
2009 - Effects of Climate Change on Ticks and Tick

Método de ensino

- Aulas teóricas, teórico-práticas, práticas e tutoriais:- Mesa redonda com a participação ativa de todos os alunos para discussão de resultados, moderada pelos docentes envolvidos na Unidade Curricular.Docentes: Prof. Doutor Paulo Almeida; Prof. Doutora Teresa Novo; Prof. Doutor Jorge Seixas; Inv. Doutor Fernando Teles; Outros docentes convidados; Inv.ª Doutora MLVieira (Coord)

Método de avaliação

- Os alunos, com pelo menos 2/3 de frequência, são sujeitos a avaliação contínua (assiduidade e participação ativa nas aulas e desempenho na discussão do trabalho laboratorial - mesa redonda) - 30%; - Exame escrito final (teste de escolha múltipla) - 70%;- Escala de classificação de 0 a 20. - Aprovação com classificação igual ou superior a 10.

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