Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Métodos de Investigação Qualitativa em Saúde

Código

5788021

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Créditos

3

Professor responsável

Sónia Dias

Língua de ensino

Português

Objectivos

1) Reconhecer as características dos diferentes paradigmas de investigação e conhecer as diferençias conceptuais e metodológicas entre estudos quantitativos e qualitativos. 2) Compreender os princípios conceptuais e contextos de aplicação da metodologia qualitativa 3)Conhecer os diferentes tipos de estudos qualitativos. 4) Conhecer e aplicar as principais técnicas de recolha de informação em estudos qualitativos. 5) Desenvolver competências que conduzam à realização de investigações qualitativas.

Pré-requisitos

-

Conteúdo

O curso pretende abordar conceitos, métodos e
análise de dados qualitativos. 1)Introdução. Distinção entre
estudos quantitativos e qualitativos em saúde. As possibilidades de combinação de métodos qualitativos e quantitativos - complementaridade entre abordagens. 2)Métodos qualitativos: Definição, princípios conceptuais básicos e contextos de aplicação. Qualidade em estudos qualitativos; algumas definições (métodos, metodologia, técnicas). 3) Orientações teóricas na investigação qualitativa: diferentes tipos de estudos. ética e a investigação qualitativa. 4)Desenho de um estudo qualitativo: fases de um protocolo de investigação. 5)Técnicas de recolha de dados: Entrevistas. Exemplos; Grupos focais. Exemplos; Observação. Exemplos; Análise documental. Exemplos; Planeamento e organização da recolha de dados; Papel do entrevistador/ moderador. Exercícios práticos; 6) Tratamento e análise de dados. Análise de conteúdo. Exemplos. Exercícios. 7) Apresentação e discussão de resultados. 8) Redacção de uma investigação qualitativa.

Bibliografia

Bardin, L. (1977). A análise de conteúdo, Edições
Cresswell, J. W. (2009). Research Design: Qualitat
Denzin, N. and Lincoln, Y. (1999). Handbook of qua
Flick, U. (2006). An introduction to Qualitative R
Holliday, A. (2002). Doing and Writting Qualitativ

Método de ensino



Teórico-prático.

Método de avaliação

A avaliação será realizada através da elaboração de um protocolo de investigação utilizando a abordagem qualitativa (desenho de estudo, preparação, recolha e análise de dados).

Cursos