
Promoção/Educaçãoo para a Saúde
Código
5788024
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Créditos
3
Professor responsável
Sónia Dias
Língua de ensino
Português
Objectivos
Conhecer as principais perspectivas teóricas e evolução sócio-histórica dos conceitos de Promoção e protecção da Saúde; Descrever o conceito e diferentes abordagens em Educação para a Saúde; Identificar os principais factores determinantes da saúde ao longo do ciclo de vida; Identificar e reconhecer a importância da relação entre os vários factores, estratégias e politicas que determinam o estado de saúde de indivíduos e comunidades; Compreender as oportunidades de prevenção da doençia e protecção e promoção da saúde ao longo do ciclo de vida, e em diferentes contextos; Descrever e discutir os fundamentos conceptuais e metodológicos básicos dos Programas de investigação e intervenção de Promoção e protecção da Saúde; Conhecer os aspectos básicos do planeamento de projectos de Promoção da Saúde para diferentes contextos e populações em diferentes etapas de vida.
Pré-requisitos
-
Conteúdo
1) Enquadramento geral da evolução histórica e conceptual: Conceitos de Saúde e Doençia; Conceitos de Prevenção da Doençia, protecção e Promoção da Saúde: novos conceitos e desafios; Conceitos de Educação para a Saúde; O processo de Comunicação e transmissão de informação. 2) Promoção da Saúde com vista ao bem-estar individual e comunitário: determinantes da saúde ao longo do ciclo de vida e dos comportamentos com consequências promotoras e/ou prejudiciais para a saúde; Estilos de vida; Factores, estratégias e políticas que determinam o estado de saúde de indivíduos e comunidades. 3) Estratégias de investigação e intervenção na Promoção e Educação para a Saúde: Modelos conceptuais e aspectos metodológicos; tecnologias apropriadas na execução dos programas; Oportunidades de prevenção da doençia, protecção e promoção da saúde ao longo do ciclo de vida e em diferentes contextos. 4) Planeamento de projectos na Promoção da Saúde em diferentes contextos e com populações em diferentes etapas de vida.
Bibliografia
Lucas, K. Lloyd, B. Health Promotion: Evidence a
Naidoo, J., Wills, J. (2 ed) Health promotion: F
Tones, K. Green, J. Health Promotion: Planning a
DiClemente, R., Crosby, R. Kegler, M. (eds). Eme
Crosby, R., DiClemente, R. Salazar, L. (eds). R
Método de ensino
O método de ensino utilizado consistirá na exposição conceptual, seguida de discussão e participação dos discentes após leitura e análise crítica de bibliografia previamente facultada. A unidade curricular contemplará ainda aulas de carácter mais teórico-prático com a resolução de exercícios que permitam a aplicação dos conte&
Método de avaliação
Trabalho individual ou de grupo.