
Investigação em progresso e perspetivas
Código
5863018
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Departamento
Unidade de Microbiologia Médica
Créditos
1
Professor responsável
Fernando Teles
Horas semanais
Seminários: 10 Horas (Total de horas)
Língua de ensino
Inglês e Português
Objectivos
Introduzir e refletir sobre temas e assuntos “de ponta” em áreas de investigação biomédica relacionadas com a genética humana, as doençias infeciosas (especialmente as tropicais) e a sua relação. No final da UC, os alunos deverão possuir uma visão abrangente sobre as tendências e perspetivas de desenvolvimentos científicos no âmbito da temática do Curso, assim como de trabalhos de grupos portugueses de investigação na área e de linhas de investigação relacionadas e a decorrer.
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
Dada a abordagem pouco convencional no formato das aulas (seminários proferidos por investigadores convidados), o conteúdo específico dependerá muito das circunstâncias do momento em que a UC decorrer, nomeadamente de temas de interesse que possam eventualmente surgir no momento e da disponibilidade e aceitação dos convites pelos oradores a serem convidados. Em termos gerais, porém, alguns dos temas previsivelmente a abordar, em relação com a genética humana, serão: biossensores para diagnóstico médico; farmacogenómica; bioinformática; sequenciação de 3ª geração; genética de resistência/suscetibilidade às doençias infeciosas; mecanismos de interação de vetores com agentes patogénicos e com o hospedeiro humano; mecanismos de sinalização bacteriana; microarrays de ADN; terapia génica e vacinas de ADN; seleção natural dirigida por agentes patogénicos e coevolução hospedeiro/micróbio; genotoxicidade de nanomateriais; ARN’s não codificantes e micro-ARN’s.
Bibliografia
Abraham AM, Kannangai R, Sridharan G (2008). Nanotechnology: a new frontier in virus detection in clinical practice. Indian J Med Microbiol 26: 297-301. Alcaïs A, Abel L, Casanova J-L (2009). Human genetics of infectious diseases: between proof of principle and paradigm. J Clin Inv 119: 2506-2514. Ozsolak F, Milos PM (2011). RNA sequencing: advances, challenges and opportunities. Nat Rev Genet 12: 87-98. Roederer MW, McLeod HL (2010). Applying the genome to national drug formulary policy in the developing world. Pharmacogenomics 11: 633-636. Schadt EE, Turner S, Kasarskis A (2010). A window into third-generation sequencing. Human Mol Genet 19: R227-R240.
Método de ensino
Seminários (1 hora) proferidos por oradores convidados, investigadores a trabalhar em Portugal, em “áreas de ponta” relacionadas. Incluirão descrição geral das linhas de investigação desenvolvidas na instituição do orador, contextualização do tema, descrição específica do(s) seu (s) trabalho(s) de investigação e, no final, respostas do orador a comentários dos alunos.
Método de avaliação
Sortear-se-ão pequenos grupos de trabalho (2-3 pessoas) e um tema para trabalho escrito de grupo relacionado com cada seminário. Serão trabalhos de âmbito genérico, incidindo sobre as novidades e tendências na área e, eventualmente, sobre alguns procedimentos experimentais. A assiduidade aos seminários também será considerada um parâmetro individual de avaliação.