
Introdução à Microeconomia
Código
1101-106
Unidade Orgânica
null
Departamento
Créditos
7,5
Professor responsável
Diogo Lucena
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo do curso é familiarizar o estudante com os conceitos básicos de Microeconomia, e com a sua utilização para discutir questões de política económica. A ênfase será posta na aplicação imediata dos conceitos, para discussão de questões concretas.
Pré-requisitos
Conteúdo
1. Introdução: 3 sessões 2. Oferta, Procura e Equilíbrio de Mercado: 4,5 sessões 3. Custos e Oferta: 3 sessões 4. Equilíbrio Concorrencial e Eficiência: 2 sessões 5. Monopólio, Oligopólio e Concorrência Monopolística: 5 sessões 6. Bens Públicos e Externalidades: 3 sessões 7. Assimetrias de Informação: 1,5 sessões 8. Falhas de Governo: 1 sessões
Bibliografia
Os principais livros de texto de nível introdutório, na parte de microeconomia, são muito semelhantes, quer quanto à escolha de tópicos, quer quanto ao nível de profundidade do seu tratamento. Assim qualquer bom livro de texto nessa categoria é uma base de estudo adequada. O livro que vou seguir mais de perto é Microeconomics de Paul Krugman e Robin Wells, Worth Publishers. Uma alternativa excelente é Principles of Economics de N. Gregory Mankiw, Dryden. Para quem queira um tratamento um pouco mais extenso de alguns tópicos recomendo Principles of Microeconomics de John B. Taylor, Houghton Mifflin. O livro de Samuelson/Nordhaus é uma boa solução para quem tenha dificuldade com o inglês, dado que existe uma tradução em português. O livro "Introdução à Microeconomia", Livro de Exercícios de David Henriques e Teresa Vasconcelos e Sousa, é um elemento de estudo recomendado.
Método de ensino
As aulas teóricas servirão para introduzir os conceitos e discutir algumas aplicações. Mas não têm como objectivo cobrir todos os detalhes de toda a matéria. Parto do principio que a matéria relevante foi lida uma vez antes da aula, na qual espero uma forte participação. As notas de aula são um complemento do livro de texto e não um substituto deste. Será disponibilizado "on-line" um caderno de exercícios, para apoio ao estudo e às aulas práticas. Ao longo do semestre serão colocados exercícios na página da cadeira e no Moodle, para efeito de avaliação contínua. É crucial que cada aluno tome a iniciativa de resolver os problemas propostos, antes de serem discutidos na aula prática. Estas serão sobretudo dedicadas à discussão das dificuldades encontradas na resolução desses problemas. Em cada aula serão indicados problemas que todos devem estar preparados para resolver no quadro na aula seguinte.
Método de avaliação
A classificação baseia-se num teste intermédio (35%), num exame final que cobre toda a matéria (55%) e na avaliação contínua (10%). Esta consta da participação nas aulas, e nomeadamente na resolução dos problemas no quadro.