Nova School of Business and Economics

Introdução à Macroeconomia

Código

1101-140

Unidade Orgânica

null

Departamento

null

Créditos

7,5

Professor responsável

Ana Balcão Reis

Língua de ensino

Português

Objectivos

O objectivo desta cadeira é o estudo das variáveis macroeconómicas fundamentais e uma primeira abordagem à modelização da economia no curto e no longo prazo. Pretende-se que no final do semestre os alunos saibam definir e explicar o comportamento das principais variáveis macroeconómicas e compreendam os principais efeitos da política macroeconómica, no curto e no longo prazo. Pretende-se também que os alunos conheçam os dados fundamentais da Economia Portuguesa.

Pré-requisitos

null

Conteúdo

1.Introdução. Os principais problemas estudados em Macroeconomia. Alguns dados sobre a economia portuguesa. 2.Medição da Actividade Económica. Fluxo circular do rendimento. Contabilidade Nacional. Identidade Fundamental da Macroeconomia. Variáveis reais e variáveis nominais. Índices de preços 3.O curto e o longo prazo. Crescimento e ciclos económicos. O produto potencial. Um modelo simples de crescimento: o modelo de Solow. 4.Modelo simples de determinação do produto com preços fixos. O consumo. O investimento. A balança comercial. O multiplicador keynesiano. 5.Política Orçamental. Alterações nos impostos e nas despesas públicas. Restrição Orçamental do Estado. Défice e Dívida Pública. Efeitos da política orçamental no modelo keynesiano simples. 6. Moeda. Funções da moeda. As instituições monetárias. A oferta de moeda. Determinantes da procura de moeda. O equilíbrio no mercado monetário. Efeitos da política monetária. 7. O Produto e o Nível de Preços no Curto Prazo e no Longo Prazo. Procura e Oferta Agregadas. Política monetária e orçamental no curto e no longo prazo. 8. Inflação e Desemprego. Definições e medidas. Choques da procura e da oferta. Determinantes do Desemprego. A inflação como um fenómeno monetário. Curva de Phillips. Crítica de Lucas.

Bibliografia

O livro de texto adoptado é ?Economics? de Lipsey & Chrystal, 11ª edição, Oxford, 2007. Esta referência é de leitura obrigatória. Os capítulos relevantes deste livro são indicados para cada tópico com a referência (L&C). Para os alunos que tenham o livro ?Economics? de Krugman & Wells, 2ª ed, Worth 2009, este poderá ser, em muitos tópicos, uma leitura alternativa ? capítulos indicados com a referência (K&W). Referências adicionais para pontos específicos podem ser indicadas na página da cadeira.

Método de ensino

A página da cadeira no moodle deve ser consultada pelos alunos antes de cada aula. Aí serão colocados os slides das aulas teóricas, enunciados de trabalhos práticos, cadernos de exercícios e referências de leituras adicionais que possam ser relevantes para tópicos específicos da matéria. Os alunos são responsáveis por verificar os anúncios colocados na página.

Método de avaliação

2 Testes intermédios: só será tida em conta no cálculo da nota final a nota do teste com melhor classificação. A ponderação é 25%. Trabalhos práticos obrigatórios, descritos abaixo. A ponderação do conjunto de trabalhos é 15% e a aprovação na cadeira requer uma nota mínima nestes trabalhos de 9 valores. Exame final, com ponderação de 60% consoante o caso, e com nota mínima de 8,5. A avaliação dos alunos a fazer melhoria de nota obedece às mesmas regras.

Cursos