
Estatística para Economia e Gestão
Código
1305-133
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
7,5
Professor responsável
José António Pinheiro
Língua de ensino
Português
Objectivos
A. Conhecimento e Compreensão:
Compreender o processo de investigação estatística,
Distinguir Estatística Descritiva de Estatística Inferencial,
Compreender porque razão a variabilidade é natural, quantificável e mensurável,
Pensar de forma estatística,
Compreender a linguagem estatística e conceitos fundamentais, incluindo:
distribuição por amostragem e desvio-padrão amostral,
intervalo de confiança, grau de confiança e margem de erro,
significância estatística, nível de significância e p-value,
Conhecer diferentes formas de amostragem,
Compreender a importância do processo de amostragem para a validade da inferência estatística,
Compreender a intuição de diferentes metodologias estatísticas,
Compreender a diferença entre associação ou correlação e causalidade,
Reconhecer situações em que é possível concluir sobre relações de causa-efeito,
Reconhecer as limitações da inferência estatística,
Capacidades específicas da área:
Realizar um estudo estatístico nas suas várias fases: definição do problema, selecção das variáveis, recolha de dados, escolha da técnica estatística e interpretação dos resultados da análise estatística,
Utilizar o Excel para realizar uma análise estatística,
Interpretar e criticar estudos estatísticos,
Utilizar técnicas estatísticas para inferir sobre parâmetros desconhecidos,
Construir intervalos de confiança,
Formular e testar hipóteses sobre problemas de economia e gestão,
Construir e interpretar os resultados de um modelo de regressão linear múltipla,
Capacidades Gerais:
Formalizar problemas reais,
Analisar de forma crítica resultados empíricos,
Relacionar conceitos teóricos e práticos,
Comunicar resultados de forma escrita e oral,
Trabalhar em equipa,
Reconhecer a importância de comportamentos éticos e identificar práticas não éticas.
Pré-requisitos
Data Analysis and Probability
Conteúdo
Nesta disciplina serão cobertos os seguintes tópicos (em parêntesis são indicados os capítulos do livro de texto recomendado):
Variáveis Aleatórias Contínuas e Distribuições (5),
Estimação Pontual e por Intervalos (6, 7, 8),
Testes de Hipóteses (9, 10, 14),
Regressão Linear (11, 12, 13).
Na página moodle da disciplina estará disponível um calendário detalhado de todas as actividades e tópicos cobertos ao longo do semestre.
Bibliografia
Newbold, Carlson e Thorne, Statistics for Business and Economics, 7ª Edição, Pearson Education, 2010.
Método de ensino
A compreensão dos principais conceitos e ferramentas estatísticos e o desenvolvimento do pensamento estatístico consegue-se através da utilização de vários exemplos reais. Tanto nas aulas teóricas (duas aulas por semana) como nas aulas práticas (uma aula por semana) são apresentados e explorados diversos problemas e casos de estudo reais. Durante as aulas teóricas, são ainda focados em detalhe os diversos conceitos fundamentais da Estatística e a derivação matemática de resultados fundamentais. Nas aulas práticas são estudados diversos problemas e exercícios, sendo importante que os alunos participem na discussão dos problemas propostos apresentando a suas soluções, sugestões, questões e comentários. Em cada aula prática, os alunos devem formar grupos (máximo de 3 alunos por grupo) que irão trabalhar os vários problemas propostos ao longo da disciplina e ainda preparar o trabalho final de grupo. Nalgumas aulas práticas, e de acordo com as instruções dos assistentes, os alunos deverão trazer um computador portátil (pelo menos um computador por grupo) para trabalharem em projectos que utilizam dados retirados da internet ou bases de dados em Excel. Na página moodle da disciplina serão indicados "quizzes" de cada tópico da matéria a que todos os alunos deverão responder para efeitos de auto-avaliação dos seus conhecimentos. A página moodle da disciplina disponibiliza ainda um fórum de discussão que os alunos deverão utilizar (respeitando as instruções lá indicadas) como ferramenta de aprendizagem adicional através da partilha de sugestões, questões, discussões, ou outros temas relevantes para a disciplina.
Método de avaliação
Avaliação contínua:
1º teste intermédio obrigatório (28 de março): 25%,
2º teste intermédio obrigatório (30 de abril): 15%,
Trabalho de grupo obrigatório (instruções disponíveis no moodle): 10%,
Exame final obrigatório (1ª época: 9 de junho às 10:00, 2ª época: 23 de junho às 11:30): 50%,
Qualidade da participação nas aulas e resolução de trabalhos de casa: será tida em conta para subir, descer ou manter a nota final obtida das componentes anteriores.