Nova School of Business and Economics

Introdução à Empresa

Código

1200-377

Unidade Orgânica

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Departamento

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Créditos

7,5

Professor responsável

Carlos Marques

Língua de ensino

Português

Objectivos

Introduzir os alunos à Gestão de Empresas, nomeadamente nas suas dimensões estratégicas, táticas e operacionais e às principais áreas funcionais da Empresa.
Conhecer as características e práticas dos Gestores e auto-diagnosticar potencialidades individuais.
Introduzir os alunos às práticas de Empreendedorismo e de Gestão de PME. Conhecer o seu potencial como empreendedor e como montar um Negócio.
Desenvolver Competências concetuais e práticas de Gestão.

Pré-requisitos

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Conteúdo

1.Introdução à Empresa e à Gestão
Organizações e Empresas: aspectos partilhados e diferenças
A envolvente contextual e transaccional. Os Mercados
A Gestão: Processos e Funções
O papel do Gestor: atividades e competências
2.Teorias e Modelos de Gestão
Evoluções e utilidade no século XXI
Consequências para a Gestão e Investigação
3.O Empreendedorismo e a Gestão de PMEs
O Empreendedorismo e o Empresário
Características do Empreendedor
Como começar um Novo Negócio. O Business Plan
A Gestão de Start-ups e PMEs
O Intrapreneurship.
4.Objetivos, Estratégia e Planeamento
Tipos e Níveis de Estratégia.
Formulação e Implementação de Estratégias.
Tipos e Modelos de Planeamento.
5.Organização
Tipos e Níveis de Estruturação Organizacional
Gestão de Tecnologias de Informação
Gestão de Recursos Materiais e Equipamentos
Gestão de Recursos Humanos
Gestão de Recursos Financeiros
Gestão de Operações
Análise e Gestão de Projetos
Mudança e Desenvolvimento Organizacional
6.Marketing e Gestão Comercial
Análise Oportunidades e Estudos de Mercado
Estratégia de Marketing
Política de Preços
Distribuição
Publicidade e Promoção
Plano de Marketing
Gestão de Marcas
7.Controlo de Gestão
Sistemas de Controlo de Gestão.
Controlo Financeiro e Orçamental
Modelos de Balanced Scorecards
Rentabilidade, Produtividade e Controlo da Qualidade.
8.Ética, Sustentabilidade e Responsabilidade Social e Ambiental
9.Corporate Governance

Bibliografia

Chase, R., Jacobs, F. & Aquilano, N. (2006) ? Operations Management for Competitive Advantage. Boston: McGarwHill (11th Ed.)
Cunha, M., Rego, A., Cunha, R., Cardoso, C.., Gomes, J & Marques, C. (2010) ? Gestão de Pessoas e Capital Humano. Lisboa: Edições Sílabo (2ª Ed.).
Daft, R.L.& Samson, D. (2009) ? Management. N.Y.: The Dryden Press (4th Ed.)
Grant, Robert M. (2005) - Contemporary Strategy Analysis. Oxford: Blackwell Publ.(5th Ed.)
Kotler, P. & Keller, K. (2007) ? Marketing Management. N.J.: Pearson Prentice Hall (3rd Ed.)
Mata, J. (2007) ? Economia da Empresa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian (4ª Ed.)

Método de ensino

A disciplina é ministrada com um mix de metodologias e procedimentos pedagógicos, a saber:
1.Exposições participadas
2.Análise de Casos e Situações de Gestão
3.Simulações de técnicas e procedimentos de Gestão
4.Auto-diagnósticos de características e potencialidades pessoais (gestor e empreendedor)
5.Apresentações orais seguidas de discussão.

Método de avaliação

Frequência/Exame: 55% (nota mínima: 8,5 valores)
Trabalhos individuais e de grupo: 45%
- Business Plan: 25%
- Apresentação de Casos e Exercícios: 20%
Participação nas Aulas Teóricas: 0 a 2 valores adicionais à média final da avaliação

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