
Comunicação e Liderança
Código
1458-787
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
3,5
Professor responsável
Laurinda Alves
Língua de ensino
Português
Objectivos
Identificar os erros mais comuns na expressão verbal e não verbal
Desenvolver técnicas para comunicar melhor e com mais eficácia
Compreender a importância de ser simples e assertivo
Saber argumentar, debater ideias e defender pontos de vista
Melhorar a forma de comunicar projectos e iniciativas
Treinar a apresentação em público
Perceber o impacto da linguagem corporal
Potenciar a liderança e estimular o trabalho em equipa
Desenvolver capacidades de improviso e de hierarquizar argumentos
Valorizar a escuta activa
Construir um jogo de dilemas reais de forma a criar uma discussão positiva que permita
argumentar e debater diferentes pontos de vista
Avaliar as fragilidades e as forças na comunicação oral e desenvolver as capacidades de expressão verbal
Gravar pequenas entrevistas, apresentações e discussões de grupo para analisar, identificar e corrigir os erros mais comuns
Treinar a capacidade de escuta e aprender a dar o feedback certo, adequado a cada circunstância
Focar na maneira como comunicamos uns com os outros, tentando perceber filtros e condicionantes
Identificar as estratégias de defesa e de ataque, saber como ser persuasivo
Gestão do tempo
Critérios e prioridades: first things, first!
Como organizar e conduzir reuniões
Trabalho individual Vs trabalho em equipa ou grupos
Identificar urgências, gerir timings e deadlines
Aprender a escrever mails profissionais e gerir correspondência escrita
Assumir responsabilidades e resolver questões
Motivação própria e expectativas em relação a si mesmo e aos outros
Técnicas para lidar com o stress: aspectos negativos e positivos do stress
Saber desafiar e contagiar os outros para iniciativas e projectos
Valorizar a diversidade cultural
Networking e relação entre pares: como me ligo aos outros
Perceber a estrutura das organizações
Aprofundar a noção de Responsabilidade Social
Criar e co-criar projectos com impacto transformador na sociedade
Envolvimento com a comunidade
Formar grupos e gerir eficácias
Treinar competências na gestão das relações entre pares e na hierarquia das organizações
Identificar disfunções nas equipas para melhorar as performances individuais e do grupo
Técnicas para resolução de problemas
Autoridade, liderança, eficiência
Aprender a tomar as melhores decisões: critérios para discernimento
Compreender a diferença entre talentos e competências. Identificar uns e outras.
Definir objectivos e rumos: saber o que quero e como evoluir (pôr os meios para atingir os fins)
Actualizar o conceito de sucesso no contexto global actual
Particularizar e reforçar a noção de que cabe a cada um contribuir e fazer a diferença
Aprofundar o conhecimento próprio: saber o que me interessa e aquilo de que gosto
Criar oportunidades e aproveitar as que existem ou são criadas por outros
Motivação pessoal e profissional
Experiências/narrativas de sucesso - casos estudo
Valores essenciais e códigos de ética: dilemas morais e profissionais
Identificar competências gerais e apostar nas competências funcionais específicas
Estratégia, foco e organização no mundo do trabalho
Linha do tempo: projectar no futuro/integrar o passado (olhar prospectivo e retroactivo)
Interiorizar a importância vital da versatilidade e flexibilidade ao longo da carreira
Capacidade de mudança: treinar a abertura de espírito e a capacidade de adaptação
Testemunhos inspiradores e figuras de referência (nacionais e internacionais)
Pré-requisitos
null
Conteúdo
COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Descrição de exercícios orais e dinâmicas de grupo para as aulas de COMUNICAÇÃO
ORGANIZAÇÃO PESSOAL
EU NO GRUPO E NAS ORGANIZAÇÕES
A CARREIRA E A ANATOMIA DO SUCESSO
Bibliografia
Laurinda Alves, journalist, columnist in Publico newspaper during 12 years and more recently daily columnist in "i" newspaper. Interviewer, TV host, blogger, radio analyst, author of 6 chronicle and short-story books published in the last 10 years, curator and manager of Dialogue Cafe, a United Nations/Civilizations Alliance - Cisco - Fundação Gulbenkian project. She created XIS Magazine and was it´s director during 8 years. She went to INSEAD, Fontainebleau, to ISEP (Social Entrepreneurship course) in 2009. Speaker and conferencist since 1990, she teaches how to communicate in schools, universities and enterprises. She was a non-elected candidate to the European Parliament in the last elections of June, 2009. She has been a volunteer in a palliative care unit since September, 2007. She is member of a social entrepreneur net.
Método de ensino
null
Método de avaliação
Overall Pass / Fail; you must pass all components of evaluation to be approved:
30% - individual assignment (pass requires on time assignment delivery with all questions completed)
70% - contribution to class (pass requires attendance of all classes on time, preparation, and participation)