Escola Nacional de Saúde Pública

Introdução à Saúde Ocupacional

Código

5072

Unidade Orgânica

Escola Nacional de Saúde Pública

Departamento

Saúde Pública e Comunidade

Créditos

2.0

Professor responsável

Carlos José Pereira da Silva Santos

Total de horas

18

Língua de ensino

Português

Objectivos

Conhecer o modelo geral das inter-relações trabalho/doença, identificando a possível influência de fatores (profissionais) de risco na saúde dos trabalhadores;

Conhecer os conceitos essenciais e as metodologias de intervenção em Saúde e Segurança do Trabalho;

Conhecer os principais instrumentos e outros aspetos gerais de Política e Administração da Saúde Ocupacional;

Saber explorar o conhecimento em Saúde Ocupacional disponível na net.

Pré-requisitos

Grau de licenciatura.

Conteúdo

As inter-relações trabalho/saúde (doença) e a sua evolução histórica 

Principais disciplinas, objetos de estudo e metodologias de intervenção;

Enquadramento político e organizacional da Saúde Ocupacional em Portugal;

Metodologias de pesquisa em Saúde Ocupacional.

Bibliografia

FARIA, M.; UVA, A.S. – Diagnóstico e Prevenção das Doenças Profissionais: algumas reflexões. Jornal da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa. CL:9;10 (1988) 360-371.

LEVY, B.S.; WEGMAN, D.H. – Occupational Health: an overview. In BARRY S. LEVY; DAVID H. WEGMAN – Occupational Health: recognizing and preventing work-related disease and injury. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 4th ed., 2000, 3-25.

OMS - ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE LA SALUD - Estrategia mundial de la salud ocupacional para todos: el camino hacia la salud en el trabajo. Genebra: OMS, 1995.

UVA, A.; GRAÇA, L. – Saúde e Segurança do Trabalho: Glossário. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho: Cadernos Avulso nº 4, 2004, pp. 104, 160, 165.

WHO. WORLD HEALTH ORGANIZATION – Occupational Health Services: an overview. Edit. by Jorma Rantanen. Copenhagen: WHO Regional Office for Europe, 1990 (WHO Regional Publications/ WHO European Series nº 26).

 

 

 

 

Método de ensino

Sessões teóricas e teórica-práticas

Método de avaliação

Avaliação individual de conhecimentos (50%)

Avaliação do trabalho de grupo (30%)

Avaliação contínua e apreciação da assiduidade (20%)

Cursos