
Introdução à Saúde Ocupacional
Código
5072
Unidade Orgânica
Escola Nacional de Saúde Pública
Departamento
Saúde Pública e Comunidade
Créditos
2.0
Professor responsável
Carlos José Pereira da Silva Santos
Total de horas
18
Língua de ensino
Português
Objectivos
Conhecer o modelo geral das inter-relações trabalho/doença, identificando a possível influência de fatores (profissionais) de risco na saúde dos trabalhadores;
Conhecer os conceitos essenciais e as metodologias de intervenção em Saúde e Segurança do Trabalho;
Conhecer os principais instrumentos e outros aspetos gerais de Política e Administração da Saúde Ocupacional;
Saber explorar o conhecimento em Saúde Ocupacional disponível na net.
Pré-requisitos
Grau de licenciatura.
Conteúdo
As inter-relações trabalho/saúde (doença) e a sua evolução histórica
Principais disciplinas, objetos de estudo e metodologias de intervenção;
Enquadramento político e organizacional da Saúde Ocupacional em Portugal;
Metodologias de pesquisa em Saúde Ocupacional.
Bibliografia
FARIA, M.; UVA, A.S. – Diagnóstico e Prevenção das Doenças Profissionais: algumas reflexões. Jornal da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa. CL:9;10 (1988) 360-371.
LEVY, B.S.; WEGMAN, D.H. – Occupational Health: an overview. In BARRY S. LEVY; DAVID H. WEGMAN – Occupational Health: recognizing and preventing work-related disease and injury. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 4th ed., 2000, 3-25.
OMS - ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE LA SALUD - Estrategia mundial de la salud ocupacional para todos: el camino hacia la salud en el trabajo. Genebra: OMS, 1995.
UVA, A.; GRAÇA, L. – Saúde e Segurança do Trabalho: Glossário. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho: Cadernos Avulso nº 4, 2004, pp. 104, 160, 165.
WHO. WORLD HEALTH ORGANIZATION – Occupational Health Services: an overview. Edit. by Jorma Rantanen. Copenhagen: WHO Regional Office for Europe, 1990 (WHO Regional Publications/ WHO European Series nº 26).
Método de ensino
Sessões teóricas e teórica-práticas
Método de avaliação
Avaliação individual de conhecimentos (50%)
Avaliação do trabalho de grupo (30%)
Avaliação contínua e apreciação da assiduidade (20%)