Escola Nacional de Saúde Pública

Governância Clínica

Código

5109

Unidade Orgânica

Escola Nacional de Saúde Pública

Departamento

Saúde Pública e Organizações de Saúde

Créditos

3.0

Total de horas

22

Língua de ensino

Português

Objectivos

 

OA1

Pretende-se que os formandos sejam capazes, no final do módulo, de entender os princípios da governância clínica, identificando potencialidades e problemas. Deseja-se que seja possível um entendimento do papel de cada um para a melhoria da qualidade e desenvolvimento da clínica numa Unidade de Saúde. O essencial da formação será desenvolvido em torno da boa prática em função dos objetivos.

 

OA2

Com cada sessão pretende-se estimular a aprendizagem através da formação de opiniões críticas e da abertura para a procura de mais conhecimento.

 

OA3

Cada formando deverá ser capaz de entender o ambiente para o desenvolvimento da clínica, o papel central do gestor para a criação desse ambiente, os riscos e as vulnerabilidades da gestão com e para clínicos.

 

OA4

O objetivo final será conseguir uma aprendizagem dos princípios da gestão clínica em torno da melhoria da qualidade, com recurso a práticas cientificamente sustentadas e com a intenção de, por um lado responsabilizar e, por outro, satisfazer os intervenientes.

 

Pré-requisitos

Licenciatura

Conteúdo

 

1

Governância Clínica. Definições e conceitos. Corporate governance. 

História e evolução. Contexto atual. Métodos de análise de causas. Estratégias de melhoria. Monitorização da Qualidade

 

Melhoria Contínua da qualidade. Conceitos. Determinantes da qualidade. Atividades de gestão da Qualidade. Identificação de problemas.

 

3

Governância clínica e sistemas de informação.

 

4

Normas de Orientação Clínicas. Elaboração, implementação e avaliação.

 

5

Segurança e Gestão do Risco. Conceitos. Fatores humanos e do sistema. Sistema de notificação. Análises de causa-raiz. Auditoria Clínica. Monitorização. Sistemas de indicadores.

 

6

Liderança em Governância Clínica

 

7

Envolvimento dos doentes. Patient Empowerment.

 

8

Organização para a Governância Clínica. Estratégias de desenvolvimento.

Bibliografia

1.Campos L, Borges M, Portugal R. Governação dos Hospitais. Lisboa: casa das letras, 2009

2. McSherry R, Pearce P, eds Clinical Governance, A Guide to Implementation for Health Care Professionals. Oxford :Wiley-Blackwell, 2011

3.Porter-O`Grady T. Interdisciplinary Shared Governance: Integrating Practice: Transforming Health Care, 2nd Ed.Sudbury: Jones and Bartlett Publishers, 2009

4.Sale D. Understanding Clinical Governance and Quality Assurance: Makimg it Hapen. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2005.

5.Vincent C. Patient Safety. Oxford: Wiley-Blackwell, 2010

Método de ensino

Sessões teóricas com utilização de método andragógico, sessões práticas para treino de metodologias específicas e apresentações de trabalhos pelos discentes com discussão em grupo.

 

Método de avaliação

A avaliação terá em conta a apresentação dos trabalhos de grupo, um exame final e a assiduidade e participação, com os seguintes pesos relativos:

Assiduidade e participação – 20%

Apresentações de trabalho de grupo – 30%

Exame final – 50%

Cursos