Escola Nacional de Saúde Pública

Gestão da Produção

Código

5128

Unidade Orgânica

Escola Nacional de Saúde Pública

Departamento

Saúde Pública e Organizações de Saúde

Créditos

3.0

Professor responsável

Carlos Manuel Morais da Costa

Total de horas

24

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final os discentes deverão ser capazes de:

a) Dar a conhecer o estado de arte da medição da produção hospitalar.

b) Identificar os principais sistemas de classificação de doentes do internamento hospitalar.

c) Analisar criticamente os sistemas de classificação de doentes.

d) Identificar as principais vantagens e desvantagens da aplicação de qualquer sistema de classificação de doentes aos hospitais portugueses.

e) Identificar as principais insuficiências de informação para a medição da produção nos hospitais portugueses.

Pré-requisitos

Frequência do CMGS.

Conteúdo

Conceitos.

Análise crítica dos sistemas de classificação de doentes.

Realização de análises empíricas com dados de hospitais portugueses.

Bibliografia

Aronow DB. Severity of Illness Measurement: Applications in Quality Assurance and Utilization Review. Med Care Rev. 1988;45(2):339-66.

Hornbrook MC. Hospital Case Mix: Its Definition Measurement and Use. Part I: The Conceptual Framework. Med Care Rev. 1982;39(1):1-43. Part II. Review of Alternative Measures. Med Care Rev. 1982;39(2):73-123.

Iezzoni LI, editor. Risk Adjustment for Measuring Healthcare Outcomes. 3rd ed. Chicago: Health Administration Press; 2003.

Tatchell M. Measuring Hospital Output: A Review of the Service Mix and Case Mix Approaches. Soc Sci Med. 1983;17(13):871-83.

Thomas JW, Longo DR. Application of Severity Measurement Systems for Hospital Quality Measurement. Hosp Health Serv Adm. 1990;35(2):221-43.

 

Método de ensino

A metodologia de ensino pretende promover uma aprendizagem activa e participada. Para esse efeito, estão previstas exposições teóricas e será estimulada a participação dos alunos, prevendo-se a discussão de casos práticos. A avaliação baseia-se num trabalho individual (entre 70% a 85%), bem como na assiduidade e participação, eventualmente complementada com um trabalho prático (entre 15% a 30%). Os detalhes da avaliação são apresentados na primeira sessão da unidade curricular.

 

 

Método de avaliação

A avaliação baseia-se num trabalho individual (entre 70% a 85%), bem como na assiduidade e participação, eventualmente complementada com um trabalho prático (entre 15% a 30%). Os detalhes da avaliação são apresentados na primeira sessão da unidade curricular.

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