
Gestão da Produção
Código
5128
Unidade Orgânica
Escola Nacional de Saúde Pública
Departamento
Saúde Pública e Organizações de Saúde
Créditos
3.0
Professor responsável
Carlos Manuel Morais da Costa
Total de horas
24
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final os discentes deverão ser capazes de:
a) Dar a conhecer o estado de arte da medição da produção hospitalar.
b) Identificar os principais sistemas de classificação de doentes do internamento hospitalar.
c) Analisar criticamente os sistemas de classificação de doentes.
d) Identificar as principais vantagens e desvantagens da aplicação de qualquer sistema de classificação de doentes aos hospitais portugueses.
e) Identificar as principais insuficiências de informação para a medição da produção nos hospitais portugueses.
Pré-requisitos
Frequência do CMGS.
Conteúdo
– Conceitos.
– Análise crítica dos sistemas de classificação de doentes.
– Realização de análises empíricas com dados de hospitais portugueses.
Bibliografia
Aronow DB. Severity of Illness Measurement: Applications in Quality Assurance and Utilization Review. Med Care Rev. 1988;45(2):339-66.
Hornbrook MC. Hospital Case Mix: Its Definition Measurement and Use. Part I: The Conceptual Framework. Med Care Rev. 1982;39(1):1-43. Part II. Review of Alternative Measures. Med Care Rev. 1982;39(2):73-123.
Iezzoni LI, editor. Risk Adjustment for Measuring Healthcare Outcomes. 3rd ed. Chicago: Health Administration Press; 2003.
Tatchell M. Measuring Hospital Output: A Review of the Service Mix and Case Mix Approaches. Soc Sci Med. 1983;17(13):871-83.
Thomas JW, Longo DR. Application of Severity Measurement Systems for Hospital Quality Measurement. Hosp Health Serv Adm. 1990;35(2):221-43.
Método de ensino
A metodologia de ensino pretende promover uma aprendizagem activa e participada. Para esse efeito, estão previstas exposições teóricas e será estimulada a participação dos alunos, prevendo-se a discussão de casos práticos. A avaliação baseia-se num trabalho individual (entre 70% a 85%), bem como na assiduidade e participação, eventualmente complementada com um trabalho prático (entre 15% a 30%). Os detalhes da avaliação são apresentados na primeira sessão da unidade curricular.
Método de avaliação
A avaliação baseia-se num trabalho individual (entre 70% a 85%), bem como na assiduidade e participação, eventualmente complementada com um trabalho prático (entre 15% a 30%). Os detalhes da avaliação são apresentados na primeira sessão da unidade curricular.