Escola Nacional de Saúde Pública

Desenho de Projectos de Investigação

Código

8010

Unidade Orgânica

Escola Nacional de Saúde Pública

Departamento

Saúde Pública e Organizações de Saúde

Créditos

2.0

Professor responsável

Luís Manuel Graça

Total de horas

24

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final do módulo, os mestrandos deverão estar em condições de saber: (i)  integrar os conhecimentos científicos  e as competências (cognitivas, instrumentais, comunicacionais, humanas, éticas,  relacionais e sociais) no  domínio da metodologia de investigação, quantitativa e qualitativa, que garantam a necessária autonomia  na conceção, planeamento, execução e avaliação de projetos de pesquisa empírica no domínio  da saúde pública;  (ii) elaborar um protocolo de investigação, com a definição da pergunta de partida, a revisão crítica do estado da arte sobre a problemática subjacente, a delimitação da problemática teórica, a definição da estratégia de investigação, a construção do modelo de análise e o planeamento do trabalho de campo; (iii)  dominar e utilizar de man eira criativa e crítica  as principais  técnicas  de recolha e de tratamento de dados, quer qualitativos quer quantitativos;  e, por fim, (iv)  elaborar e apresentar um relatório científico.

Pré-requisitos

Frequência do Curso de Mestrado de Saúde Pública

Conteúdo

(i) O ‘estado da arte’ sobre os principais temas e problemas teórico-metodológicos da investigação no  campo das ciências da  saúde pública; (ii) estratégias de pesquisa bibliográfica; (iii)  guião para o desenho de um projeto de investigação: da formulação da pergunta de partida ao planeamento do trabalho de campo; (iv) principais estratégias de investigação e métodos e técnicas de recolha e tratamento de dados, qualitativos e quantitativos;  (v) apresentação e comunicação de resultados na investigação científica; (vi) revisão de um artigo científico e crítica de protocolos de investigação

Bibliografia

BEAGLEHOLE, R. ; BONITA, R. ; KJELLSTRÖM, T. – Epidemiologia básica. Lisboa : Escola Nacional de Saúde Pública, 2003.

BODGDAN, R, ; BIKLEN, S. – Investigação qualitativa em educação:  uma introdução à teoria e aos métodos. Porto : Porto Editora, 1994.

DETELS, R. et al [ed.] – Oxford textbook of public health, 4th ed.  Oxford: Oxford University Press, 2002.

GRAÇA, L. - Guião para o desenho de um projecto de investigação. Lisboa: Departamento de Ciências Sociais em Saúde. Escola Nacional de Saúde Pública.  Universidade Nova de Lisboa. 2012. Documento policopiado. 111  pp.  (Textos, T 834. v25).

MILLER, D.C.  -  Handbook of research design and social measurement. 5th ed. Newbury. Park, Califomia: Sage Publications, 1991.  

Método de ensino

Ensino teórico e teórico-prática, com recurso a: (i) apresentação oral e powerpoint; (ii) trabalho de grupo de trabalho e individual, na aula ou por  e-learning, através da leitura e discussão de protocolos de pesquisa, relatórios de pesquisa e artigos científicos na área da  saúde pública. A nota final resulta essencialmente de: (i)  elaboração de um  protocolo de investigação, de acordo com o Instrumento de Registo RG 120 ou análise de um artigo científico, centrada nas questões teórico-metodológicas (70%); além da (ii) ponderação da assiduidade e participação ativa (sessões presenciais e à distância) (30%).

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