
Desenho de Projectos de Investigação
Código
8010
Unidade Orgânica
Escola Nacional de Saúde Pública
Departamento
Saúde Pública e Organizações de Saúde
Créditos
2.0
Professor responsável
Luís Manuel Graça
Total de horas
24
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final do módulo, os mestrandos deverão estar em condições de saber: (i) integrar os conhecimentos científicos e as competências (cognitivas, instrumentais, comunicacionais, humanas, éticas, relacionais e sociais) no domínio da metodologia de investigação, quantitativa e qualitativa, que garantam a necessária autonomia na conceção, planeamento, execução e avaliação de projetos de pesquisa empírica no domínio da saúde pública; (ii) elaborar um protocolo de investigação, com a definição da pergunta de partida, a revisão crítica do estado da arte sobre a problemática subjacente, a delimitação da problemática teórica, a definição da estratégia de investigação, a construção do modelo de análise e o planeamento do trabalho de campo; (iii) dominar e utilizar de man eira criativa e crítica as principais técnicas de recolha e de tratamento de dados, quer qualitativos quer quantitativos; e, por fim, (iv) elaborar e apresentar um relatório científico.
Pré-requisitos
Frequência do Curso de Mestrado de Saúde Pública
Conteúdo
(i) O ‘estado da arte’ sobre os principais temas e problemas teórico-metodológicos da investigação no campo das ciências da saúde pública; (ii) estratégias de pesquisa bibliográfica; (iii) guião para o desenho de um projeto de investigação: da formulação da pergunta de partida ao planeamento do trabalho de campo; (iv) principais estratégias de investigação e métodos e técnicas de recolha e tratamento de dados, qualitativos e quantitativos; (v) apresentação e comunicação de resultados na investigação científica; (vi) revisão de um artigo científico e crítica de protocolos de investigação
Bibliografia
BEAGLEHOLE, R. ; BONITA, R. ; KJELLSTRÖM, T. – Epidemiologia básica. Lisboa : Escola Nacional de Saúde Pública, 2003.
BODGDAN, R, ; BIKLEN, S. – Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto : Porto Editora, 1994.
DETELS, R. et al [ed.] – Oxford textbook of public health, 4th ed. Oxford: Oxford University Press, 2002.
GRAÇA, L. - Guião para o desenho de um projecto de investigação. Lisboa: Departamento de Ciências Sociais em Saúde. Escola Nacional de Saúde Pública. Universidade Nova de Lisboa. 2012. Documento policopiado. 111 pp. (Textos, T 834. v25).
MILLER, D.C. - Handbook of research design and social measurement. 5th ed. Newbury. Park, Califomia: Sage Publications, 1991.
Método de ensino
Ensino teórico e teórico-prática, com recurso a: (i) apresentação oral e powerpoint; (ii) trabalho de grupo de trabalho e individual, na aula ou por e-learning, através da leitura e discussão de protocolos de pesquisa, relatórios de pesquisa e artigos científicos na área da saúde pública. A nota final resulta essencialmente de: (i) elaboração de um protocolo de investigação, de acordo com o Instrumento de Registo RG 120 ou análise de um artigo científico, centrada nas questões teórico-metodológicas (70%); além da (ii) ponderação da assiduidade e participação ativa (sessões presenciais e à distância) (30%).