Escola Nacional de Saúde Pública

Qualidade em Saúde

Código

8014

Unidade Orgânica

Escola Nacional de Saúde Pública

Departamento

Saúde Pública e Organizações de Saúde

Créditos

3.0

Professor responsável

Paulo Alexandre Faria Boto

Total de horas

24

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final, os discentes deverão ser capazes de:

a) Discutir o estado atual em termos da qualidade dos cuidados de saúde prestados;

b) Descrever fatores explicativos do estado atual;

c) Discutir conceitos chave no âmbito da qualidade, nomeadamente os de Total Quality Management e Continuous Quality Improvement

d) Estar familiarizados com a tríade proposta por Donabedian;

e) Discutir vantagens e desvantagens de medidas de estrutura, processos e resultados;

f) Conhecer os passos na definição de medidas de desempenho;

g) Estar familiarizados com os princípios subjacentes aos processos de acreditação;

h) Discutir formas como as tecnologias de informação podem ser utilizadas para a garantia e melhoria da qualidade;

i) Discutir as relações entre sistemas de pagamento e a qualidade, nomeadamente o conceito de P4P;

j) Estar familiarizado com os conceitos de erro, evento adverso e risco clínico;

k) Conhecer as áreas chave a monitorizar para garantir a segurança dos doentes;

l) Perceber o papel da avaliação da satisfação dos utentes;

m) Analisar de forma crítica inquéritos de satisfação;

n) Discutir desafios e fatores de sucesso num processo de mudança.

Pré-requisitos

Licenciatura.

Conteúdo

Qualidade dos cuidados de saúde: situação e causas

Definições, teorias e abordagens

Estrutura, processos e resultados

O uso das tecnologias da informação

Qualidade e pagamento

Segurança e erro

Satisfação

Gerir a mudança

Bibliografia

USA. IOM - Crossing the quality chasm : a new health system for the 21st Century. Washington, DC : Institute of Medicine, 2001.

ANNUAL CROSSING THE QUALITY CHASM SUMMIT, 1, Washington, DC, January 6 -7, 2004 - A Focus on Communities. Washington, DC : Institute of Medicine, 2004.

USA. IOM - To err is human : building a safer health system. Washington, DC : Institute of Medicine, November 1999. 

UK. DoH - Building a safer NHS for patients : implementing an organization with a memory. London : Department of Health, February 2007. 

UK. DoH - A first class service : quality in the new NHS. London : Department of Health, July 1998.

Método de ensino

– Aulas teóricas

– Aulas práticas, com trabalho de grupo e estudo de casos

Método de avaliação

– Apreciação da assiduidade e participação (10%) 

– Discussão de artigos (30%)

– Avaliação final individual (60%)

Cursos