
Qualidade em Saúde
Código
8014
Unidade Orgânica
Escola Nacional de Saúde Pública
Departamento
Saúde Pública e Organizações de Saúde
Créditos
3.0
Professor responsável
Paulo Alexandre Faria Boto
Total de horas
24
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final, os discentes deverão ser capazes de:
– a) Discutir o estado atual em termos da qualidade dos cuidados de saúde prestados;
– b) Descrever fatores explicativos do estado atual;
– c) Discutir conceitos chave no âmbito da qualidade, nomeadamente os de Total Quality Management e Continuous Quality Improvement
– d) Estar familiarizados com a tríade proposta por Donabedian;
– e) Discutir vantagens e desvantagens de medidas de estrutura, processos e resultados;
– f) Conhecer os passos na definição de medidas de desempenho;
– g) Estar familiarizados com os princípios subjacentes aos processos de acreditação;
– h) Discutir formas como as tecnologias de informação podem ser utilizadas para a garantia e melhoria da qualidade;
– i) Discutir as relações entre sistemas de pagamento e a qualidade, nomeadamente o conceito de P4P;
– j) Estar familiarizado com os conceitos de erro, evento adverso e risco clínico;
– k) Conhecer as áreas chave a monitorizar para garantir a segurança dos doentes;
– l) Perceber o papel da avaliação da satisfação dos utentes;
– m) Analisar de forma crítica inquéritos de satisfação;
– n) Discutir desafios e fatores de sucesso num processo de mudança.
Pré-requisitos
Licenciatura.
Conteúdo
– Qualidade dos cuidados de saúde: situação e causas
– Definições, teorias e abordagens
– Estrutura, processos e resultados
– O uso das tecnologias da informação
– Qualidade e pagamento
– Segurança e erro
– Satisfação
– Gerir a mudança
Bibliografia
– USA. IOM - Crossing the quality chasm : a new health system for the 21st Century. Washington, DC : Institute of Medicine, 2001.
– ANNUAL CROSSING THE QUALITY CHASM SUMMIT, 1, Washington, DC, January 6 -7, 2004 - A Focus on Communities. Washington, DC : Institute of Medicine, 2004.
– USA. IOM - To err is human : building a safer health system. Washington, DC : Institute of Medicine, November 1999.
– UK. DoH - Building a safer NHS for patients : implementing an organization with a memory. London : Department of Health, February 2007.
– UK. DoH - A first class service : quality in the new NHS. London : Department of Health, July 1998.
Método de ensino
– Aulas teóricas
– Aulas práticas, com trabalho de grupo e estudo de casos
Método de avaliação
– Apreciação da assiduidade e participação (10%)
– Discussão de artigos (30%)
– Avaliação final individual (60%)