
Princípios e Práticas de Promoção da Saúde
Código
8048
Unidade Orgânica
Escola Nacional de Saúde Pública
Departamento
Saúde Pública e Comunidade
Créditos
4.0
Professor responsável
Maria Isabel Guedes Loureiro
Total de horas
66
Língua de ensino
Português
Objectivos
- Definir o conceito de Promoção da Saúde e a sua evolução histórica, identificar os seus componentes e princípios éticos subjacentes à sua prática;
- Identificar políticas e outras abordagens paternalistas vs capacitantes;
- Saber quando e como aplicar métodos quantitativos e qualitativos no planeamento e investigação em promoção da saúde;
- Conhecer e saber aplicar um modelo de planeamento sistémico e participativo a um problema de saúde pública concreto;
- Aplicar o modelo de planeamento ecológico e educativo PRECEDE-PROCEED a uma questão /problema de saúde;
- Conceber, planear, implementar e monitorizar um projecto de investigação-acção num domínio e contexto específicos;
- Avaliar processo, resultados e efetividade de um programa de intervenção em promoção da saúde (grau de participação, parcerias, impacto na saúde da população e de resultados nas mudanças desejadas).
Pré-requisitos
Licenciatura
Conteúdo
– Evolução histórica do conceito de promoção da saúde. Valores éticos.
– Abordagens segundo os modelos biomédico e salutogénico.
– Implicações práticas dos princípios da promoção da saúde.
– Utilização adequada de métodos qualitativos e quantitativos face às questões problematizadas
– A investigação-ação na promoção da saúde
– Intervenção e participação comunitárias. Diagnóstico das necessidades e estabelecimento de prioridades.
– Aplicação do modelo PRECEDE-PROCEED no planeamento sistémico e participativo para dar resposta a uma questão de saúde pública.
– Parcerias, negociação e advocacia.
Bibliografia
Barry, M.M. et al. (2012) – Developing competencies and professional standards for health promotion capacity building in Europe. The CompHP project handbooks. Saint Denis: IUHPE.
Green, L.W. & Kreuter, M.W. (2005). Health Program Planning: an educational and ecological approach(4ª ed.).. New York: MacGraw-Hill.
Glasgow, R.E.; Green, L.W.; Taylor, M.V.; Stange, K.C. – An evidence integration triangle for aligning science with policy and practice. Am J Prev Med 2012; 42 (6): 646-654.
Loureiro, I; Miranda, N. (2010)- Promover a saúde. Dos fundamentos à acção. Coimbra: Almedina. 2010.
Tones, K; Tilford, S.- Health Promotion: Effectiveness, Efficiency and Equity. Cheltenham: Nelson Thornes, 2001.