Escola Nacional de Saúde Pública

Princípios e Práticas de Promoção da Saúde

Código

8048

Unidade Orgânica

Escola Nacional de Saúde Pública

Departamento

Saúde Pública e Comunidade

Créditos

4.0

Professor responsável

Maria Isabel Guedes Loureiro

Total de horas

66

Língua de ensino

Português

Objectivos

- Definir o conceito de Promoção da Saúde e a sua evolução histórica, identificar os seus componentes e princípios éticos subjacentes à sua prática;

- Identificar políticas e outras abordagens paternalistas vs capacitantes;

- Saber quando e como aplicar métodos quantitativos e qualitativos no planeamento e investigação em promoção da saúde;

- Conhecer e saber aplicar um modelo de planeamento sistémico e participativo a um problema de saúde pública concreto;

- Aplicar o modelo de planeamento ecológico e educativo PRECEDE-PROCEED a uma questão /problema de saúde;

- Conceber, planear, implementar e monitorizar um projecto de investigação-acção num domínio e contexto específicos;

- Avaliar processo, resultados e efetividade de um programa de intervenção em promoção da saúde (grau de participação, parcerias, impacto na saúde da população e de resultados nas mudanças desejadas).

Pré-requisitos

Licenciatura

Conteúdo

Evolução histórica do conceito de promoção da saúde. Valores éticos.

Abordagens segundo os modelos biomédico e salutogénico.

Implicações práticas dos princípios da promoção da saúde.

Utilização adequada de métodos qualitativos e quantitativos face às questões problematizadas

A investigação-ação na promoção da saúde

Intervenção e participação comunitárias. Diagnóstico das necessidades e estabelecimento de prioridades.

Aplicação do modelo PRECEDE-PROCEED no planeamento sistémico e participativo para dar resposta a uma questão de saúde pública.

Parcerias, negociação e advocacia.

Bibliografia

Barry, M.M. et al. (2012) – Developing competencies and professional standards for health promotion capacity building in Europe. The CompHP  project handbooks.  Saint Denis: IUHPE. 

Green, L.W. & Kreuter, M.W. (2005). Health Program Planning: an educational and ecological approach(4ª ed.).. New York: MacGraw-Hill.

Glasgow, R.E.; Green, L.W.; Taylor, M.V.; Stange, K.C. – An evidence integration triangle for aligning science with policy and practice. Am J Prev Med 2012; 42 (6): 646-654.

Loureiro, I; Miranda, N. (2010)- Promover a saúde. Dos fundamentos à acção. Coimbra: Almedina. 2010.

Tones, K;  Tilford, S.- Health Promotion: Effectiveness, Efficiency and Equity. Cheltenham: Nelson  Thornes, 2001.

Cursos