Escola Nacional de Saúde Pública

Promoção da Saúde nas Escolas e no Trabalho

Código

8049

Unidade Orgânica

Escola Nacional de Saúde Pública

Departamento

Saúde Pública e Comunidade

Créditos

2.0

Professor responsável

Luís Manuel Graça

Total de horas

22

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final do módulo, os mestrandos, da área de especialização em promoção da saúde, deverão estar em condições de saber:   (i) integrar os princípios e estratégias em promoção da saúde no desenvolvimento organizacional da escola e da empresa; (ii) identificar indicadores de avaliação do impacto de diferentes intervenções em meio organizacional – escolar e laboral; e (iii) identificar e avaliar não só oportunidades e constrangimentos mas também exemplos de boas práticas neste domínio da saúde pública.

Pré-requisitos

Frequência do Curso de Mestrado de Saúde Pública (área de especialização: Promoção e Proteção da Saúde)

Conteúdo

(i)Introdução: A escola e o local de trabalho como ‘settings’ privilegiados para a  promoção da saúde; (ii) A Promoção da Saúde no Local de Trabalho:   contexto teórico e societal.  Rede e casos nacionais e internacionais: A Rede Europeia para a Promoção da Saúde no Local de Trabalho; (iii)  A Medicina do Trabalho, Saúde Ocupacional e a Promoção da Saúde no Local de  Trabalho: a experiência portuguesa; (iv) A escola como espaço de socialização e de aprendizagem; conceito de Escola Promotora de Saúde;  as redes: a Saúde Pública e a Saúde Escolar. (v) Promoção  da saúde oral em meio escolar. O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral.

Bibliografia

Graça, L.; Sousa Uva A.  - Saúde e segurança do trabalho: da lógica do serviço à estratégia do sistema integrado de gestão. Saúde e Trabalho, (Lisboa). 6 (2007) 119-144.

Kickbush, I. – Health literacy: a search for new categories. Health Promotion International. 17:1 (2002) 1-2

Labonte, R et al – Capacity building in health Promotion, Part 1: for whom? and  for what purpose? Criticial Public Health. 11; 2 (2001) 111-127

Labonte, R et al – Capacity building in health Promotion, Part 2: whose use? And with what mesurement? Critical Public Health. 11:2 (2001) 130-138

Loureiro, I. – How can the school influence children’s food choice and improve their diet. In THE EUROPEAN FORUM EATING AT SCHOOL MAKING HEALTHY CHOICES – Proceedings.

Método de ensino

 (i) Ensino teórico and teórico-prático,  exposição com debate e, sempre que possível,  com a participação de profissionais (especialistas em medicina do trabalho e/ou de saúde  pública) ou elementos da comunidade para discutir as oportunidades, as potencialidades e os constrangimentos do desenvolvimento organizacional integrado;       (ii)(i) Ensino teórico and teórico-prático,  exposição com debate e, sempre que possível,  com a participação de profissionais (especialistas em medicina do trabalho e/ou de saúde  pública) ou elementos da comunidade para discutir as oportunidades, as potencialidades e os constrangimentos do desenvolvimento organizacional integrado;       (ii) Trabalho de grupo e individual; (iii) Teste individual para avaliação de conhecimentos, com recurso a um caso.

Método de avaliação

(i) Ensino teórico and teórico-prático,  exposição com debate e, sempre que possível,  com a participação de profissionais (especialistas em medicina do trabalho e/ou de saúde  pública) ou elementos da comunidade para discutir as oportunidades, as potencialidades e os constrangimentos do desenvolvimento organizacional integrado;       (ii)(i) Ensino teórico and teórico-prático,  exposição com debate e, sempre que possível,  com a participação de profissionais (especialistas em medicina do trabalho e/ou de saúde  pública) ou elementos da comunidade para discutir as oportunidades, as potencialidades e os constrangimentos do desenvolvimento organizacional integrado;       (ii) Trabalho de grupo e individual; (iii)  Teste individual para avaliação de conhecimentos, com recurso a um caso.

Cursos