Escola Nacional de Saúde Pública

Seminário em Saúde Pública I

Código

9273

Unidade Orgânica

Escola Nacional de Saúde Pública

Departamento

Saúde Pública e Comunidade

Créditos

10.0

Professor responsável

Emília Martins Nunes

Total de horas

64

Língua de ensino

Português

Objectivos

 

  • Analisar diferentes conceitos de saúde;      
  • Fundamentar a definição de Saúde Pública;      
  • Descrever a evolução histórica dos principais conceitos, práticas e organizações de Saúde Pública, no contexto do desenvolvimento sócio-demográfico e dos sistemas de saúde em Portugal, na Europa e no Mundo;      
  • Descrever um quadro de referência útil para a prática da Saúde Pública, incluindo os factores determinantes da saúde e das desigualdades em saúde;      
  • Conhecer estratégias eficazes para minimizar as desigualdades em saúde;      
  • Conhecer e saber interpretar os modelos de referência em saúde (patogénese e salutogénese);      
  • Identificar responsabilidades na defesa e promoção da saúde ao nível governamental, regional, local e pessoal;      
  • Conhecer, descrever e interpretar criticamente os principais desafios que a Saúde Pública enfrenta na actualidade em Portugal, Europa, países de Língua Portuguesa e ao nível global;      
  • Conhecer os aspectos essenciais dos processos de implementação e transferência do conhecimento      


Pré-requisitos

 
    Inscrição no programa de doutoramento em Saúde Pública

Conteúdo

  • Conceitos de saúde e Saúde Pública;      
  • Factores determinantes da saúde, dos sistemas de saúde e da governação. Dinâmicas populacionais;      
  • Saúde Pública e transferência do conhecimento ;      
  • Principais paradigmas da saúde;      
  • Sistemas de saúde e seus determinantes: evolução recente;      
  • Principais desafios e ameaças da Saúde Pública em Portugal e a nível global;      
  • Reformas do Sistema de Saúde Português;      
  • Comunicação em saúde.      

 

Bibliografia


    –    CAMPOS, A.C.; SIMÕES, J. – O percurso da saúde: Portugal na Europa. Coimbra: Almedina. 2011.      
    –    LOUREIRO, I.; MIRANDA, N. – Promover a saúde: dos fundamentos à acção. Coimbra: Almedina. 2010.      
    –    LAST, J. M.; SOSKOLNE, C. L. – Human health in a changing world. In: Wallace, R.B. (ed lit.) – Public Health & Preventive Medicine. 5th edition. New York: McGrawHill Medical. 2008. 925-937.      
    –    SOSKOLNE, C. L.; LAST, J. M. – Ethics and Public Health. In: Wallace, R.B. (ed lit.) – Public Health & Preventive Medicine. 5th edition. New York: McGrawHill Medical. 2008. 27-38.      
    –    BRIAN L. Cole, B.L. – Methodologies for realizing the potential of Health impact assessment. American Journal of Preventive Medicine. Volume 28, Issue 4, May 2005, Pages 382–389. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0749379705000115

Método de ensino

 

Seminários temáticos, englobando conferências-debate, preparação de apresentações pelos alunos, em pequenos grupos, e discussões plenárias dessas apresentações.      

 

Método de avaliação

 Elaboração de um ensaio individual e sua discussão em contexto tutorial.

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