
Seminário em Saúde Pública I
Código
9273
Unidade Orgânica
Escola Nacional de Saúde Pública
Departamento
Saúde Pública e Comunidade
Créditos
10.0
Professor responsável
Emília Martins Nunes
Total de horas
64
Língua de ensino
Português
Objectivos
- Analisar diferentes conceitos de saúde;
- Fundamentar a definição de Saúde Pública;
- Descrever a evolução histórica dos principais conceitos, práticas e organizações de Saúde Pública, no contexto do desenvolvimento sócio-demográfico e dos sistemas de saúde em Portugal, na Europa e no Mundo;
- Descrever um quadro de referência útil para a prática da Saúde Pública, incluindo os factores determinantes da saúde e das desigualdades em saúde;
- Conhecer estratégias eficazes para minimizar as desigualdades em saúde;
- Conhecer e saber interpretar os modelos de referência em saúde (patogénese e salutogénese);
- Identificar responsabilidades na defesa e promoção da saúde ao nível governamental, regional, local e pessoal;
- Conhecer, descrever e interpretar criticamente os principais desafios que a Saúde Pública enfrenta na actualidade em Portugal, Europa, países de Língua Portuguesa e ao nível global;
- Conhecer os aspectos essenciais dos processos de implementação e transferência do conhecimento
Pré-requisitos
Inscrição no programa de doutoramento em Saúde Pública
Conteúdo
- Conceitos de saúde e Saúde Pública;
- Factores determinantes da saúde, dos sistemas de saúde e da governação. Dinâmicas populacionais;
- Saúde Pública e transferência do conhecimento ;
- Principais paradigmas da saúde;
- Sistemas de saúde e seus determinantes: evolução recente;
- Principais desafios e ameaças da Saúde Pública em Portugal e a nível global;
- Reformas do Sistema de Saúde Português;
- Comunicação em saúde.
Bibliografia
– CAMPOS, A.C.; SIMÕES, J. – O percurso da saúde: Portugal na Europa. Coimbra: Almedina. 2011.
– LOUREIRO, I.; MIRANDA, N. – Promover a saúde: dos fundamentos à acção. Coimbra: Almedina. 2010.
– LAST, J. M.; SOSKOLNE, C. L. – Human health in a changing world. In: Wallace, R.B. (ed lit.) – Public Health & Preventive Medicine. 5th edition. New York: McGrawHill Medical. 2008. 925-937.
– SOSKOLNE, C. L.; LAST, J. M. – Ethics and Public Health. In: Wallace, R.B. (ed lit.) – Public Health & Preventive Medicine. 5th edition. New York: McGrawHill Medical. 2008. 27-38.
– BRIAN L. Cole, B.L. – Methodologies for realizing the potential of Health impact assessment. American Journal of Preventive Medicine. Volume 28, Issue 4, May 2005, Pages 382–389. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0749379705000115
Método de ensino
Seminários temáticos, englobando conferências-debate, preparação de apresentações pelos alunos, em pequenos grupos, e discussões plenárias dessas apresentações.
Método de avaliação
Elaboração de um ensaio individual e sua discussão em contexto tutorial.