Escola Nacional de Saúde Pública

Metodologia de Investigação

Código

9274

Unidade Orgânica

Escola Nacional de Saúde Pública

Departamento

Saúde Pública e Comunidade

Créditos

3.0

Professor responsável

Luís Manuel Graça

Total de horas

30

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final do módulo, os doutorandos  deverão estar em condições de saber : (i) identificar a diversidade e a especificidade das questões a investigar no domínio pluridisciplinar da saúde pública;  (ii)  integrar os conhecimentos científicos  e as competências  técnicas e humanas  que garantam e reforcem a sua autonomia  na conceção, planeamento, execução e avaliação de projetos de pesquisa empírica;  (ii) elaborar um protocolo de investigação; (iii) identificar,  descrever  e executar os principais passos, lógicos e cronológicos, do processo de investigação;  (iv)  dominar as principais  técnicas  de recolha e de tratamento de dados, quer qualitativos quer quantitativos; (v) antever as questões de validade e de precisão a ter em conta na interpretação dos presumíveis resultados; e, por fim,  (vi)  elaborar e apresentar um relatórios e artigos científicos.

Pré-requisitos

Frequência do Programa de Doutoramento

Conteúdo

O ‘estado da arte’ sobre os principais temas e problemas teórico-metodológicos da investigação no  campo das ciências da  saúde pública; (ii) estratégias de pesquisa bibliográfica; (iii)  guião para o desenho de um projeto de investigação: da formulação da pergunta de partida ao planeamento do trabalho de campo; (iv) principais estratégias de investigação e métodos e técnicas de recolha e tratamento de dados, qualitativos e quantitativos;  (v) apresentação e comunicação de resultados na investigação científica; (vi) revisão de um artigo científico e crítica de protocolos de investigação.

Bibliografia

ALA. ACRL - Information literacy competency standards for higher education. Chicago, Illinois: The Association of College and Research Libraries. The American Library Association, 2000.
BEAGLEHOLE, R. ; BONITA, R. ; KJELLSTRÖM, T. – Epidemiologia básica. Lisboa : Escola Nacional de Saúde Pública, 2003.
BODGDAN, R, ; BIKLEN, S. – Investigação qualitativa em educação:  uma introdução à teoria e aos métodos. Porto : Porto Editora, 1994.
GRAÇA, L. - Guião para o desenho de um projecto de investigação. Lisboa: Departamento de Ciências Sociais em Saúde. Escola Nacional de Saúde Pública.  Universidade Nova de Lisboa. 2012. Documento policopiado. 111  pp.  (Textos, T 834. v25).
MILLER, D.C.  -  Handbook of research design and social measurement. 5th ed. Newbury. Park, Califomia: Sage Publications, 1991. 

Método de ensino

Ensino teórico e teórico-prática, com recurso a: (i) apresentação oral e powerpoint; (ii) trabalho de grupo de trabalho e individual, na aula ou por  e-learning, através da leitura e discussão de protocolos de pesquisa, relatórios de pesquisa e artigos científicos na área da  saúde pública.

Método de avaliação

A nota final resulta essencialmente de: (i)  elaboração de um  protocolo de investigação, de acordo com o Instrumento de Registo RG 120 ou análise de um artigo científico, centrada nas questões teórico-metodológicas (70%); além da (ii) ponderação da assiduidade e participação ativa (sessões presenciais e à distância) (30%).

Cursos