
Metodologia de Investigação
Código
9274
Unidade Orgânica
Escola Nacional de Saúde Pública
Departamento
Saúde Pública e Comunidade
Créditos
3.0
Professor responsável
Luís Manuel Graça
Total de horas
30
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final do módulo, os doutorandos deverão estar em condições de saber : (i) identificar a diversidade e a especificidade das questões a investigar no domínio pluridisciplinar da saúde pública; (ii) integrar os conhecimentos científicos e as competências técnicas e humanas que garantam e reforcem a sua autonomia na conceção, planeamento, execução e avaliação de projetos de pesquisa empírica; (ii) elaborar um protocolo de investigação; (iii) identificar, descrever e executar os principais passos, lógicos e cronológicos, do processo de investigação; (iv) dominar as principais técnicas de recolha e de tratamento de dados, quer qualitativos quer quantitativos; (v) antever as questões de validade e de precisão a ter em conta na interpretação dos presumíveis resultados; e, por fim, (vi) elaborar e apresentar um relatórios e artigos científicos.
Pré-requisitos
Frequência do Programa de Doutoramento
Conteúdo
O ‘estado da arte’ sobre os principais temas e problemas teórico-metodológicos da investigação no campo das ciências da saúde pública; (ii) estratégias de pesquisa bibliográfica; (iii) guião para o desenho de um projeto de investigação: da formulação da pergunta de partida ao planeamento do trabalho de campo; (iv) principais estratégias de investigação e métodos e técnicas de recolha e tratamento de dados, qualitativos e quantitativos; (v) apresentação e comunicação de resultados na investigação científica; (vi) revisão de um artigo científico e crítica de protocolos de investigação.
Bibliografia
ALA. ACRL - Information literacy competency standards for higher education. Chicago, Illinois: The Association of College and Research Libraries. The American Library Association, 2000.
BEAGLEHOLE, R. ; BONITA, R. ; KJELLSTRÖM, T. – Epidemiologia básica. Lisboa : Escola Nacional de Saúde Pública, 2003.
BODGDAN, R, ; BIKLEN, S. – Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto : Porto Editora, 1994.
GRAÇA, L. - Guião para o desenho de um projecto de investigação. Lisboa: Departamento de Ciências Sociais em Saúde. Escola Nacional de Saúde Pública. Universidade Nova de Lisboa. 2012. Documento policopiado. 111 pp. (Textos, T 834. v25).
MILLER, D.C. - Handbook of research design and social measurement. 5th ed. Newbury. Park, Califomia: Sage Publications, 1991.
Método de ensino
Ensino teórico e teórico-prática, com recurso a: (i) apresentação oral e powerpoint; (ii) trabalho de grupo de trabalho e individual, na aula ou por e-learning, através da leitura e discussão de protocolos de pesquisa, relatórios de pesquisa e artigos científicos na área da saúde pública.
Método de avaliação
A nota final resulta essencialmente de: (i) elaboração de um protocolo de investigação, de acordo com o Instrumento de Registo RG 120 ou análise de um artigo científico, centrada nas questões teórico-metodológicas (70%); além da (ii) ponderação da assiduidade e participação ativa (sessões presenciais e à distância) (30%).