Escola Nacional de Saúde Pública

Estatística Avançada em Saúde Pública

Código

9276

Unidade Orgânica

Escola Nacional de Saúde Pública

Departamento

Saúde Pública e Comunidade

Créditos

4.0

Professor responsável

Carla Nunes

Total de horas

40

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta unidade curricular constitui uma unidade avançada de métodos Estatísticos, introduzindo conceitos e metodologias avançadas de Estatística (conceitos de amostragem, Estatística Multivariada, Estatística Espáciotemporal, entre outras), dando especial ênfase as suas aplicações em Saúde Pública. Mais concretamente
pretende contribuir para que os doutorandos sejam capazes de:
– Formular e resolver problemas de investigação em saúde recorrendo a metodologias estatísticas avançadas e/ou multivariadas;
– Desenvolver processos críticos relativos ao enquadramento, às potencialidades e restrições das diversas metodologias Estatísticas, em problemas reais de Saúde Pública;
– Desenvolver uma capacidade de uso efectivo de métodos estatísticos na investigação, visando a robustez e validade dos resultados

Pré-requisitos

 
    Estar a frequentar o Curso de doutoramento em Saúde Pública.

Conteúdo

1. Amostragem
2. Regressão Linear Múltipla
3. Regressão Logística
4. Análise em Componentes Principais
5. Processos de Clustering (Estatística Espácio-temporal)

Bibliografia

– Afonso A., Nunes C.(2011). Estatística e Probabilidades: aplicações e soluções. Escolar Editora.
– Altman, D.G.(1991). Practical statistics for medical research. London Chapman & Hall.
–  Beaglehole,R., Bonita,R., Kjellstrom,T.(1993). Epidemiologia Básica. ENSP.
–  Dawson B., Trapp R. (2001), Bioestatística Básica e Clínica, Mc Graw-Hill

–  Maroco, J. (2011) Análise Estatística com a utilização do SPSS. 5ª Ed. Report Number

Método de ensino

Este módulo tem fundamentalmente uma vertente teórico-prática, direccionada para os problemas de investigação de cada aluno, sendo essencial que as suas aulas decorram num laboratório de informática (utilizando diversos softwares de Estatística) e com um número máximo de 15 alunos.
As aulas base são constituídas por uma apresentação teórica e posteriores aplicações utilizando diversos softwares. Dá-se especial atenção aos conceitos, enquadramentos dos problemas, resolução, interpretação e discussão crítica e fundamentada num contexto de investigação em Saúde Pública.

Método de avaliação

- Apresentação de um relatório com um formato do tipo “artigo de investigação”, sua apresentação e discussão. (80%)
- Participação nas sessões (20%)

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