Escola Nacional de Saúde Pública

Seminário em Economia da Saúde

Código

9283

Unidade Orgânica

Escola Nacional de Saúde Pública

Departamento

Saúde Pública e Organizações de Saúde

Créditos

12.0

Professor responsável

João António Catita Garcia Pereira

Total de horas

56

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final os discentes deverão ser capazes de:
1.Identificar e descrever conceitos e métodos da ciência económica quando aplicados à saúde.
2.Interpretar e aplicar estudos empíricos na área da procura, oferta, financiamento e equidade em saúde. 
3.Elaborar, interpretar e aplicar estudos interdisciplinares de avaliação económica de programas de saúde no âmbito da política e administração de saúde. 
4. Analisar criticamente novos temas da investigação em economia da saúde e contribuir para a resolução de problemas através da articulação de posições fundamentadas.
5.Identificar aspectos chave do sistema de informação de saúde, em particular das bases mais usadas no campo da economia da saúde, quer em Portugal quer a nível internacional.
6.Identificar e analisar o panorama da economia da saúde nas suas diferentes áreas de aplicação, focando temas e métodos recentemente desenvolvidos na literatura.
7.Utilizar métodos econométricos e outras técnicas avançadas quando aplicadas à saúde.

Pré-requisitos

-    Inscrição no Programa de Doutoramento em Saúde Pública, especialidade de Economia da Saúde
-    Conhecimentos de língua inglesa oral e escrita

Conteúdo

O programa é composto por duas componentes:
- A frequência da unidade curricular Applied Health Economics (4 ECTS), leccionada integralmente em inglês. Os tópicos são escolhidos entre os seguintes:

  • Financiamento do sector da saúde: despesas e resultados de saúde, análise macroeconómica;
  • Procura em saúde: o risco moral, relação de agência e indução da procura pelo prestador;
  • Pagamento dos prestadores de cuidados de saúde: incentivos e comportamento dos prestadores individuais e colectivos;
  • Medição de resultados em saúde: qualidade de vida, QALYs e disposição para pagar;
  • Econometria da saúde aplicada: interpretação dos resultados de estudos empíricos;
  • Desigualdade em saúde e equidade no financiamento e prestação de cuidados de saúde: métodos e comparações internacionais;

- A segunda componente corresponde à preparação pelo aluno da proposta de tese, contendo uma fundamentação teórica da sua pertinência, revisão da literatura principal e metodologia do trabalho a desenvolver e respectivas IGNOREes de dados (8 ECTS).

Bibliografia

–Barros, P.P. (2009) Economia da Saúde: Conceitos e Comportamentos.Almedina, Coimbra.

–Drummond, M., M. Sculpher, B. O´Brien, G. Stoddart e G. Torrance (2005) Methods for the Economic Evaluation of Health Care Programmes. Oxford University Press, Oxford.

–Folland, S., A.C. Goodman e M. Stano (2007) The Economics of Health and Health Care. Prentice Hall, New York (5th Edition).

–Morris, S., N. Devlin and D. Parkin (2007) Economic Analysis in Health Care. John Wiley and Sons, Chichester.

–Pereira, J. (coord.) (2009). Farmacoeconomia: Princípios e Métodos.(PharmacoEconomics – SRA), Madrid: Wolters Kluwer.

 

Método de ensino

- No âmbito da componente lectiva: apresentações pelos docentes e discussão de temas; sessões práticas com resolução de exercícios e análise de dados em computador; apresentação e discussão de resultados de trabalhos pelos alunos.
-No âmbito da componente de preparação da proposta de tese: trabalho individual com orientação docente; aprofundamento dos temas das teses em seminários; contactos individuais entre docentes e discentes e através de ensino à distância; apresentação de resultados de trabalhos pelos alunos; envolvimento de vários docentes.

Método de avaliação

A avaliação de conhecimentos resulta de 3 componentes: 
-    apresentação e discussão individual de monografia sobre o tema previsto para a investigação de doutoramento – 2/3 da classificação final;
-    trabalho de revisão bibliográfica no âmbito da componente lectiva – 1/6;
-    avaliação contínua, no âmbito da componente lectiva, efectuada através da observação da participação dos alunos e da sua apresentação e discussão de tópicos e exercícios – 1/6.

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