
Fisiologia do Trabalho
Código
9325
Unidade Orgânica
Escola Nacional de Saúde Pública
Departamento
Saúde Pública e Comunidade
Créditos
4.0
Professor responsável
Florentino Manuel dos Santos Serranheira
Total de horas
30
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final os discentes deverão ser capazes de:
– Saber identificar as principais caraterísticas antropométricas utilizadas na adaptação do envolvimento ao homem;
– Conhecer alguns tipos de respostas fisiológicas de adaptação a exigências determinadas pelas condições de trabalho;
– Utilizar critérios fisiológicos como elementos caracterizadores de respostas às condições de trabalho, quer na perspetiva de diagnóstico quer na de fundamentação de vias corretivas.
Pré-requisitos
Inscrição no CEMT
Conteúdo
– Antropometria: conceitos; sistemas de aquisição de dados antropométricos; critérios de aplicação de dados antropométricos em ergonomia
– Comportamento motor na atividade de trabalho: posturas e posições de trabalho;
– Organização dos espaços de trabalho: a inter-relação trabalhador / equipamento / ambiente
– Parâmetros biomecânicos na avaliação da carga de trabalho
– Fisiologia do trabalho muscular
– Adaptações cardio-respiratórias ao trabalho muscular
– A utilização da determinação do consumo de oxigénio e da frequência cardíaca como critérios de estudo da carga de trabalho;
Bibliografia
– HASLEGRAVE, C.; CHAFFIN, D.; DELLEMAN, N. (ed lit.) - Working Postures and Movements. New York: Taylor & Francis, 2004.
– KARWOWSKY, W.; MARRAS, W.S. – The Occupational Ergonomics Handbook. London, Roca Raton, 1999.
– MONOD, H.; KAPITANIAK, B. – Ergonomie. Paris: Masson, 1999.
– PHEASANT, S. - Bodyspace: Anthropometry, Ergonomics and the Design of Work. London: Taylor & Francis, 1998.
– SCHERRER, J. – Précis de Physiologie du travail. Paris: Masson, 1992
Método de ensino
– Aulas teóricas e teórico-práticas;
– Aulas práticas laboratoriais;
– Trabalhos de grupo
– A nota de cada módulo resulta da apreciação individual sobre o empenho, participação e assiduidade (20%) e dos resultados testes individuais (60%) e/ou trabalhos de grupos (20%).
Método de avaliação
– A nota de cada módulo resulta da apreciação individual sobre o empenho, participação e assiduidade (20%) e dos resultados testes individuais (60%) e/ou trabalhos de grupos (20%).