
Diabetes and public health
Código
9474
Unidade Orgânica
Escola Nacional de Saúde Pública
Departamento
Saúde Pública e Comunidade
Créditos
3.0
Língua de ensino
Português
Objectivos
A prevalência das doenças não transmissíveis tem vindo a registar um crescimento acelerado em todo o mundo. A diabetes é um excelente modelo do novo paradigma que os sistemas de saúde em todo o mundo têm de enfrentar. Propõe-se uma abordagem global e integrada da diabetes de modo a que os formandos adquiram competências nas áreas da vigilância epidemiológica, prevenção, intervenção terapêutica e avaliação económica.
No final desta UC os alunos deverão:
· integrar o conceito das doenças não transmissíveis na saúde das populações;
· conhecer a classificação e história natural da diabetes;
· conhecer os mecanismos de ação das intervenções não farmacológicas e terapêuticas farmacológicas integrando-os nas recomendações existentes;
· conhecer os instrumentos de avaliação do impacto da diabetes no indivíduo e nas populações;
· conhecer diferentes modelos de organização de cuidados de saúde;
· formular diferentes estratégias de prevenção e gestão em diferentes contextos.
Conteúdo
Nesta UC serão abordados os seguintes aspetos e conceitos:
· O conceito de doença não comunicável e suas implicações nas populações;
· Avaliação das doenças não comunicáveis nas populações e indivíduos;
· Transição demográfica e económica;
· História natural da diabetes
- Classificação e diagnóstico
- Mecanismos de doença
- Interações gene-ambiente
· Determinantes de saúde (biológicos, sociais e económicos) em diabetes;
· Nutrição e Saúde Pública;
· Avaliação de atividade física;
· Prevenção em diabetes;
· Estudos epidemiológicos e análise estatística;
· Rastreio da diabetes;
· Complicações da diabetes e comorbilidades - doença cardiovascular e diabetes;
· Terapêuticas em diabetes – intervenção nos estilos de vida, intervenção farmacológica;
· Avaliação dos custos em diabetes;
· Organização de cuidados de saúde em diabetes; o papel do doente, dos profissionais de saúde e outros;
· Planos nacionais de diabetes.
Bibliografia
• Gardete-Correia L, Boavida JM, Raposo JF, Mesquita AC, Fona C, Carvalho R, Massano-Cardoso S. First diabetes prevalence study in Portugal: PREVADIAB study Diabet Med. 2010 Aug;27(8):879-81.
• Clinical Practice Recommendations of American Diabetes Association, disponível em
http://care.diabetesjournals.org/content/35/Supplement_1 5
• Laiteerapong N, John PM, Nathan AG, Huang ES. Public health implications of recommendations to individualize glycemic targets in adults with diabetes. Diabetes Care. 2013 Jan;36(1):84-9. doi. PubMed PMID:22961575.
• Sarkar U, López A, Black K, Schillinger D. The wrong tool for the job: diabetes public health programs and practice guidelines. Am J Public Health. 2011 Oct;101(10):1871-3. PubMed PMID:21852653.
• Schwarz PE. Public health implications: translation into diabetes prevention initiatives-four-level public health concept. Med Clin North Am. 2011 Mar;95(2):397-407, PubMed PMID: 21281841.
Método de ensino
Sendo a Unidade Curricular de Diabetes e Saúde Pública uma unidade de curta duração organizar-se-ão os conteúdos em aulas de discussão temáticas (no início e final de cada tema), aulas teórico-práticas para apresentação e discussão de casos, trabalhos de grupo e visitas de campo – diabetes em contexto clínico.
Método de avaliação
A avaliação desta UC será efetuada de modo contínuo e terá em conta:
· Assiduidade (é considerado necessário participar em 2/3 das atividades letivas);
· Avaliação contínua dos formandos (40% da avaliação total);
· Relatório escrito que inclui a discussão dos casos apresentados, apreciação das visitas de campo, apresentação e discussão de necessidades de Saúde Pública na área da Diabetologia. Este relatório deverá ser submetido por via eletrónica até ao último dia da atividade letiva (60% da avaliação total).