NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Epidemiologia para Investigação Clínica

Código

101003

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Créditos

5

Professor responsável

Profª. Doutora Carlota Zenaide Sousa Louro da Cruz

Língua de ensino

Português e Inglês

Objectivos

- Objetivos gerais da UC:

 

Enquadramento geral- Domínio dos conceitos epidemiológicos mais relevantes para a investigação clínica; Familiaridade com a análise crítica e bioestatística, fundamentais ao conhecimento e desenvolvimento de uma praxis orientada para prática e necessidades de investigação.

 

Pretende-se que os discentes exercitem e desenvolvam capacidades para a execução de estudos epidemiológicos/clínicos nas áreas de conhecimento da Medicina e Ciências da Vida.

 

- Objetivos específicos:

 

Conceitos e Fundamentos da Metodologia Epidemiológica

Nos Conceitos, os alunos, no final da unidade, dominarão três áreas gerais da epidemiologia: Ocorrência (A), causa (B) e intervenção na doença (C).

I. Medição da Ocorrência das Doenças: a morbilidade (prevalência, incidência) e mortalidade bem como a sua padronização para a comparação de populações. 

II. Identificação das Causas das Doenças e seus determinantes.

III. Relação causa-efeito verificando a validade estatística da associação e dos ajustamentos (viés, fatores de confundimento) e se essa associação é causal (força, mecanismo, consistência, temporalidade, dose-resposta). Saberão apresentar dados e distinguir as várias medidas de risco, além de entender os três tipos de estudos observacionais (descritivos, caso-controlo, coorte) bem como a informação que se extrai de cada. 

IV. Na medição das Intervenções na Doença, dominarão conceitos qualitativos e quantitativos para o planeamento e condução de estudos epidemiológicos e ensaios clínicos. 

 

Análise: Crítica (2) e de Bioestatística (3)

Na análise os estudantes saberão aplicar os conceitos epidemiológicos aprendidos para criticar estudos epidemiológicos publicados (conteúdo 2) e começarão a aplicar os métodos e instrumentos de apoio à análise bioestatística (conteúdo 3) que lhes permitam realizar os seus próprios estudos epidemiológicos.

 

Na Analise Crítica os estudantes farão o aprofundamento da aprendizagem dos conceitos sabendo resolver e discutir problemas práticos de estudos epidemiológicos publicados sobre áreas específicas como o cancro, as doenças infecciosas, as doenças crónicas e crónico-degenerativas o trauma e a investigação em farmacoepidemiologia. Quer-se com isto dar competências aos médicos, outros profissionais de saúde e/ou investigadores para analisarem de forma crítica as publicações de epidemiologia em investigação clínica, apoiando a prática médica e as decisões terapêuticas baseadas na evidência.

 

Na Analise Bioestatística pretende-se que os alunos apliquem os métodos de análise da unidade de bioestatística (I, II ou equivalente) com vista a fortalecerem as bases quantitativas e de análise de dados essencial à realização de estudos observacionais epidemiológicos e ensaios clínicos.

A estatística inferencial e de modelização serão instrumentais para os vários tipos de estudos epidemiológicos, controlando a componente aleatória e considerando o ajustamento para fatores de confundimento.

Pré-requisitos

Os discentes necessitam de comprovar que completaram a UC de Bioestatística I ou equivalente.

Conteúdo

Organizados em Blocos de Matéria:

 

Métodos Epidemiológicos; Métodos quantitativos e de análise em estudos epidemiológicos; Metodologias em estudos clínicos.

Bibliografia

LIVROS:

 

Handbook of Epidemiology. Wolfgang Ahrens; Iris Pigeot. Editors (Second Edition 2014) ISBN 978-0-387-09833-3 ISBN 978-0-387-09834-0 (eBook); ISBN Bundle 978-0-387-09835-7 (print and electronic bundle)

DOI 10.1007/978-0-387-09834-0 Springer New York Heidelberg Dordrecht London Library of Congress Control Number: 2013946541

 

A Dictionary of Epidemiology by Miquel Porta, Sixth Edition  USA 376 pages | 235x156mm ISBN 978-0-19-997672-0 | Hardback | 07 August 2014 Also available as: Paperback eBook

 

Epidemiology : An Introduction .Kenneth J. Rothman (Second Edition)2012 ISBN 978-0-19-975455-7 | Paperback Also available as: eBook

 

 

SITES:

 

American Journal of Public Health http://ajph.aphapublications.org/toc/ajph

American Journal of Epidemiology http://aje.oxfordjournals.org/content/

Epidemiology http://journals.lww.com/epidem/pages/default.aspx

International Journal of Epidemiology http://ije.oxfordjournals.org/content/current

New England Journal of Medicine http://www.nejm.org/toc/nejm/medical-journal

JAMA https://jama.jamanetwork.com/issue.aspx

Lancet http://www.thelancet.com/journals/lancet/issue/current

European Journal of Epidemiology http://www.springerlink.com/content/0393-2990/27/8/

Método de ensino

Dez sessões presenciais de 3 horas (80min +80 min). Intercaladas por 15-20 de pausa.

Sessões não clínicas –Pitch events, a distribuir ao longo das sessões TP semanais calendarizas. Estas poderão integrar a participação de doutorandos.

Método de avaliação

Formas de avaliação: Testes escritos e de escolha múltipla sobre os conceitos, fundamentos e métodos epidemiológicos das sessões teóricas; resolução de exercícios de análise crítica e análise bioestatística, individuais ou em grupo, fora das aulas ou finalização fora das aulas em tempo de estudo, após supervisão em sala de aula. Participação na discussão sobre planeamento, apresentação de dados, comentário crítico e realização de cálculos a partir de artigos científicos, estudos epidemiológicos e estudos clínicos (reading list).

 

 

Modelo de avaliação:

 

1.    A avaliação decorrerá ao longo do tempo de calendário da Unidade Curricular.

2.    A assiduidade não sendo um componente quantitativo de avaliação será utilizada como critério qualitativo com discriminação seguinte: assíduo/ não assíduo, que acompanhará a avaliação quantitativa global.

3.    Avaliações parcelares de anos letivos anteriores serão apreciadas individualmente e caso a caso.

 

O plano de calendarização das avaliações será proposto na sessão de apresentação da Unidade Curricular.

Cursos