NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Ensaios Clínicos: Metodologia

Código

101004

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Créditos

5

Professor responsável

Prof. Doutor Roberto Palma dos Reis

Língua de ensino

Português

Objectivos

Objetivos gerais:

- Através da aquisição de conhecimentos e competências na área dos ensaios clínicos, conhecer o processo de investigação clínica.

 

Objetivos específicos:

- Conhecer as principais metodologias usadas na conceção e desenvolvimento de ensaios clínicos.

- Adquirir competências para a elaboração de protocolos de ensaios clínicos

- Adquirir competências que permitam a interpretação crítica dos resultados.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

- Necessidade de ensaios clínicos - A Medicina baseada na evidência

 

- Metodologia básica dos ensaios clínicos:

  . Aleatorização

  . Ocultação simples ou dupla

  . Desenho Básico: estudos paralelos e cruzados, unicêntricos e multicêntricos

  . Estatística adaptada aos ensaios clínicos

 

- Processo de elaboração de um ensaio clínico

  . Hipótese

  . Desenho do estudo

  . Cálculo da dimensão da amostra

  . Elaboração do protocolo

       . Objetivos

       . Critérios de inclusão e de exclusão

       . Variáveis a ser analisadas

       . Métodos estatísticos

  . Colocação do ensaio no campo – escolha dos centros e dos investigadores

  . Monitorização do ensaio

  . Recolha dos resultados

  . Tratamento e análise dos dados

  . Interpretação de resultados

  . Publicação dos resultados

 

- Participantes no Ensaio Clínico

  . Patrocinador (Laboratório)

  . Promotor

  . Investigador responsável

  . Investigador

  . Monitor

  . Pacientes

  . Outros apoios para o ensaio clínico

 

- Princípios de Boas Práticas Clínicas

 

- Ética e ensaios clínicos – As Comissões de Ética

 

- Legislação portuguesa sobre ensaios clínicos

Bibliografia

- Clinical Trials. Stuart Pocock. Wiley Medical Publications.

- Principles and practice of Clinical Research. 2nd Ed. John Gallin. 2007.

Método de ensino

Teórico e teórico-prático.

Método de avaliação

A avaliação será mista, com 50% correspondendo à avaliação contínua da participação nas sessões e os restantes 50% correspondendo à avaliação de um protocolo de ensaio clínico elaborado pelo aluno.

Cursos