NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Políticas e Planos de Saúde Mental

Código

101189

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Créditos

3

Professor responsável

Professor Doutor José Miguel Caldas de Almeida

Língua de ensino

Inglês.

Objectivos

No final da Unidade os estudantes devem ter os conhecimentos e as competências necessárias para participar num processo de desenvolvimento de políticas, planos e serviços de saúde mental, conhecendo as diferentes fases da implementação destes processos.

 

Os estudantes devem especificamente conhecer os principais conceitos relacionados com advocacia, promoção da saúde mental e prevenção das doenças mentais, bem como saber identificar as barreiras e soluções a utilizar na implementação de estratégias destinadas a desenvolver estas componentes dos cuidados de saúde mental.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

- Definição de política, planos e programa de saúde mental;

- Caracterização dos passos essenciais do desenvolvimento de políticas, planos e serviços de saúde mental;

- Discussão de bons exemplos de políticas, planos e serviços de saúde mental;

- Advocacia;

- Promoção da saúde mental e prevenção das doenças mentais.

Bibliografia

- Thornicroft G. &Szmukler G. Textbook of Community Psychiatry. Oxford University Press 2001Oxford;

- World Health Organization. Organization of Mental Health Services. WHO, Geneva.2003 (ISBN 92 4 154592 5);

- World Health Organization. Mental health policy, plans and programmes (updated version 2). Geneva, World Health Organization, 2005 (Mental Health Policy and Service Guidance Package);

- World Health Organization. Prevention of mental disorders: effective interventions and policy options. Summary report. World Health Organization Dept. of Mental Health and Substance Abuse in collaboration with the Prevention Research Centre of the Universities of Nijmegen and Maastricht, Geneva, 2004;

- Herrman H, Saxena S, Moodie R (eds.): Promoting mental health. Concepts. emerging evidence practice. World Health Organization, Geneva, 2005.

Método de ensino

Exposição efetuada pelos docentes, resolução de problemas, trabalho de grupo. A UC inclui uma parte de ensino presencial em dias intensivos e uma parte de e-learning.

Método de avaliação

Os formandos serão avaliados através da apresentação de trabalhos elaborados pelo(s) próprio(s) formando(s).

Cursos