NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Intervenções Custo-Efetivas em Saúde Mental (Serviços, Programas e Intervenções de Saúde Mental)

Código

101182

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Médicas

Créditos

5

Professor responsável

Professor Doutor José Miguel Caldas de Almeida

Língua de ensino

Inglês.

Objectivos

A. objetivos gerais:

 

- Desenvolver o conhecimento essencial sobre a organização dos serviços de saúde mental, e sobre as características e eficácia dos diferentes tipos de programas de saúde mental e intervenções.

 

B. Objetivos específicos:

 

- Desenvolver conhecimentos sobre os princípios fundamentais da organização dos serviços de saúde mental;

 

- Desenvolver o conhecimento sobre os diferentes tipos de programas de saúde mental e intervenções a nível de tratamento e reabilitação nos diferentes contextos;

 

- Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias para analisar criticamente as contribuições da investigação sobre a eficácia dos programas e intervenções de saúde mental.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

- Princípios de organização de serviços de saúde mental;

- Cuidados de saúde mental a nível do hospital e da comunidade;

- Programas integrados para pessoas com perturbações mentais graves;

- Intervenções para perturbações relacionadas com o uso de substância;

- Intervenções e integração dos cuidados primários de saúde mental;

- Financiamento dos serviços de saúde mental;

- Programas e intervenções de saúde mental em situações de emergência;

- Estratégias de desinstitucionalização.

Bibliografia

- Caldas de Almeida JM. Portuguese National Mental Health Plan (2007-2016) Executive Summary. Ment Health Fam Med. Dec 2009;6(4):233-244.

- Caldas de Almeida & Killaspy H. Long-term mental health care for people with severe mental disorders. European Commission, 2011.

- Killaspy H. From the asylum to community care: learning from experience. British Medical Bulletin 2006; 79 and 80: 245–258 doi:10.1093/bmb/ldl017. [available online at: http://bmb.oxfordjournals.org/content/79-80/1/245.full.pdf+html]

- Thornicroft G and Tansella M. Components of a modern mental health service: a pragmatic balance of community and hospital care Overview of systematic evidence. Br J Psychiatry. 2004 Oct;185:283-90.

- Thornicroft G and Tansella M., LAW A. Steps, challenges and lessons in developing community mental health care. World Psychiatry. 2008;7(2):87-92.

- WHO. Organization of services for mental health. World Health Organization, Geneva, 2003.

- WHO. “Improving Health Systems and Services for Mental Health”. World Health Organization, Geneva, 2009.

- WHO & WONCA. Integrating mental health into primary care: a global perspective. World Health Organization and World Organization of Family Doctors (Wonca), 2008.

- WHO. Mental health financing. Geneva, 2003.

- WHO. Mental health information systems. Geneva, 2005.

- IASC Reference Group for Mental Health and Psychosocial Support in Emergency Settings. Mental Health and Psychosocial Support in Humanitarian Emergencies: What Should Humanitarian Health Actors Know? Geneva, 2010.

- WHO. Mental Health In Emergencies: Mental and Social Aspects of Health of Populations Exposed to Extreme Stressors. Geneva, 2003.

- WHO. Building back better. Sustainable mental health care after emergencies. Geneva, 2013.

Método de ensino

Exposição efetuada pelos docentes, resolução de problemas, trabalho de grupo. A UC inclui uma parte de ensino presencial em dias intensivos e uma parte de e-learning.

Método de avaliação

Os formandos serão avaliados através da apresentação de trabalhos elaborados pelo(s) próprio(s) formando(s).

Cursos