
Documentação e Informação em Medicina
Código
101183
Unidade Orgânica
NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Créditos
2
Professor responsável
Professor Doutor Miguel de Oliveira Correia
Língua de ensino
Português
Objectivos
Objetivos gerais da UC:
Esta UC visa responder a dificuldades sentidas pelos utilizadores da informação web relativamente à identificação, avaliação, seleção e acesso a fontes de informação relevantes para as suas necessidades e objetivos.
O objetivo principal desta UC é a de fornecer aos alunos um conjunto de competências em informação, no âmbito da literacia informacional em biomedicina reconhecidas como particularmente cruciais, num contexto académico e de aprendizagem ao longo da vida cada vez mais competitivo e internacionalizado.
Objetivos específicos (objetivos de aprendizagem):
No final desta formação os alunos deverão ser capazes de:
1- Localizar, pesquisar, avaliar e utilizar de uma forma ética a informação biomédica
Saber identificar as fontes de informação mais úteis e relevantes na sua área de investigação e saber localizá-las. Estar familiarizados com interfaces, instrumentos e estratégias de pesquisa de informação de modo a melhorar a sua investigação. Saber avaliar aplicando critérios de qualidade fontes de informação impressas e online. Conhecer princípios relativos aos Direitos de Autor e à utilização ética da informação (plágio e softwares de deteção disponíveis).´
2- Utilizar recursos eletrónicos em pesquisas biomédicas
Conhecer bases de dados (bibliográficas e não-bibliográficas) usadas na pesquisa de informação biomédica e saber formular perguntas de pesquisa avançadas, usando um conjunto de operadores, limites e estratégias para desenvolver a sua investigação.
3- Citações e referências bibliográficas
Conhecer elementos e sintaxe associada às referências bibliográficas de diversas fontes de informação. Ter noção da existência de diversas normas para a referenciação bibliográfica. Conhecer quando e porque se cita uma dada fonte de informação, associadas aos princípios relativos aos direitos de autor. Ter noção da existência de gestores de citações e introdução ao gestores Mendeley e EndNoteweb .
4- Publicação Científica e Bibliometria
Ter noções básicas sobre publicação científica e aspetos éticos relacionados. Conhecer tendências nacionais e internacionais relacionadas com a publicação científica para tomada de decisão fundamentada. Conhecer as políticas, nacional e europeia, relacionadas com a publicação científica (acesso livre). Conhecer critérios bibliométricos aplicados na avaliação da produção científica de autores, instituições do ensino superior, país e as limitações e tendências neste contexto.
Pré-requisitos
Conteúdo
Localizar, pesquisar, avaliar e utilizar de uma forma ética a informação biomédica:
- Fontes de informação mais úteis: localizar teses, livros, artigos de revista;
- Pesquisar informação: desenvolvimento de estratégias de pesquisa;
- Avaliar fontes de informação;
- Ética da informação: direitos de autor, plágio;
- Exercícios práticos.
Utilização de recursos eletrónicos em pesquisas biomédicas:
- Pesquisar bases de dados: Google versus Web of Science (base de dados subscrita);
- Pesquisar a PubMed: avançada, Clinical Queries;
- Pesquisar informação em Acesso Aberto (Open Access);
- Exercícios práticos.
Citações e referências bibliográficas:
- Citações bibliográficas e referenciação;
- Introdução aos gestores de citação bibliográfica: Mendeley e EndNoteweb;
- Exercícios práticos (Mendeley).
Publicação Científica e Bibliometria
- A Publicação Científica: tendências e questões associadas;
- Bibliometria: critérios de avaliação científica, dados científicos, Altmetrics;
- Exercícios práticos.
Síntese: Literacia Informacional como resposta relativamente à identificação, avaliação, localização e acesso a fontes de informação relevantes em biomedicina
Avaliação (Teste) (perguntas de escolha múltipla e 1 questão de desenvolvimento)
Bibliografia
1- Localizar, pesquisar, avaliar e utilizar de uma forma ética a informação biomédica:
Badke, W. Research strategies: finding your way through the information fog. 3. New York: iUniverse, 2008. Print.
O'Leary, Z. The essential guide to doing your research project. Los Angeles, CA: Sage, 2010. Print
2- Utilizar recursos eletrónicos em pesquisas biomédicas:
Badke, W. How We Failed the Net Generation. Infolit and. 2009; jul/aug : 47-49 Available from: https://brainmass.com/file/323860/Reading+%231.pdf
Kingsley K, Galbraith GM, Herring M, Stowers E, Stewart T, Kingsley KV. Why not just Google it? : an assessment of information literacy skills in a biomedical science curriculum. BMC Medical Education. 2011; 11:17. doi:10.1186/1472-6920-11-17. Available from: http://www.biomedcentral.com/1472-6920/11/17
3- Citações e referências bibliográficas:
Caldwell C. A ten-step model for academic integrity: a positive approach for business schools. Journal of Business Ethics.2010; 92:113. Available from: http://link.springer.com/article/10.1007/s10551-009-0144-7#page-1
Kellum KK, Mark AE, Riley-Huff DA - Development, assessment and use of an on-line plagiarism tutorial. Library Hi Tech. 2011; 29(4) 641-654. Available from: http://www.emeraldinsight.com/doi/full/10.1108/07378831111189741
Talab R. Copyright and you: a student online plagiarism guide: detection and prevention resources (and copyright implications!).TechTrends. 2004; 48(6); 15-19. Available from: http://www.msm.nl/resources/uploads/2013/10/plagiarism1.pdf
4- Publicação Científica e Bibliometria:
Borgman CL, Furner J. Scholarly communication and bibliometrics. Annual Review of Information Science and Technology. 2002; 36(1) 2-72. Available from: http://works.bepress.com/cgi/viewcontent.cgi?article=1000&context=furner
Hirsch JE. An index to quantify an individuals scientific research output. PNAS. 2005; 102(46)16569-16572. Available from: http://www.pnas.org/content/102/46/16569.full.pdf
Thomson Reuters. Using bibliometrics: a guide to evaluating research performance with citation data. [Internet]. New York, NY: Thomson Reuters; 2010. [cited 2012 Dec 20]. Available from: http://ip-science.thomsonreuters.com/m/pdfs/325133_thomson.pdf
Jacinto T, Morais A, Fonseca JA. How to write a scientific paper - Searching and managing biomedical information. Rev Port Pneumol. 2011;17(4); 190194. Available from: http://www.elsevier.pt/en/revistas/revista-portuguesa-pneumologia-320/artigo/how-to-write-scientific-paper-searching-and-90024527
Método de ensino
Aulas teóricas (aulas de carater expositivo, dirigida a grandes grupos, com duração não superior a 50m).
Aulas teórico-práticas (integram uma componente expositiva e uma componente interativa, dirigidas a pequenos grupos).
Método de avaliação
Somente avaliação final (teste).