
Saúde Mental das Populações
Código
101187
Unidade Orgânica
NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Créditos
2
Professor responsável
Professor Doutor José Miguel Caldas de Almeida
Língua de ensino
Inglês.
Objectivos
No final da unidade os estudantes devem ter adquirido:
A. Os conhecimentos essenciais da perspetiva de saúde pública em saúde mental, especialmente nas áreas seguintes:
1. Contribuições recentes da ciência em relação aos fatores biológicos, psicológicos e sociais envolvidos na ocorrência e evolução das perturbações mentais
2. Determinantes de saúde mental
- Género
- Idade
- Fatores culturais
- Determinantes sociais e económicos (emprego, educação, pobreza, habitação, urbanização)
- Acontecimentos de vida
3. Carga das doenças mentais
4. Co-morbilidade das doenças mentais e doenças físicas
5. Treatment gap em saúde mental
6. Barreiras à implementação de intervenções custo-efectivas.
B. Um conhecimento básico dos objetivos e métodos de epidemiologia psiquiátrica, especialmente nas áreas seguintes:
1. Desenvolvimento de epidemiologia psiquiátrica;
2. Desenvolvimento de instrumentos de diagnóstico;
3. Transtornos psiquiátricos na comunidade e, ao nível dos cuidados primários;
4. Compreender o conceito de necessidades de cuidados e aprendendo como eles podem ser avaliados;
5. Compreender a contribuição de estudos epidemiológicos para o desenvolvimento de políticas.
Pré-requisitos
Conteúdo
1. Determinantes de saúde mental
- Género
- Idade
- Fatores culturais
- Determinantes sociais e económicos (emprego, educação, pobreza, habitação, urbanização)
- Acontecimentos de vida
2. Carga das doenças mentais.
3. Co-morbilidade das doenças mentais e doenças físicas.
4. Objetivos e métodos de epidemiologia psiquiátrica.
5. Contribuições da epidemiologia psiquiátrica para a melhoria dos cuidados de saúde mental.
Bibliografia
- WHO. World Health Report 2001 (Chapter 1 and 2);
- Martin Prince, Vikram Patel, Shekhar Saxena, Mario Maj, Joanna Maselko, Michael R Phillips, AtifRahman. No health without mental health. The Lancet, Volume 370, Issue 9590, Pages 859-877;
- WHO. Review of literature on poverty (Work document);
- Saraceno, B., and Barbui, C. (1997).Poverty and Mental Illness. Canadian Journal of Psychiatry, 42 (3): 285-290;
- Patel, V., and Kleinman, A. (2003).Poverty and common mental disorders in developing countries. Bulletin of the World Health Organization, 81: 609-615;
- Dinesh Brugha. Influence of culture on presentation and management of patients. Principles of social Psychiatry.Edited by Dinesh Brugha and Julian Leff.Blackwell Scientific Publications. Oxford, 1993;
- R Araya, G Lewis, G Rojas, R Fritsch. Education and income: which is more important for mental health? J Epidemiol Community Health 2003;57:15;
- WHO. Social determinants of health: the solid facts. 2nd edition / edited by Richard Wilkinson and Michael Marmot;
- WHO. Closing the gap in a generation: health equity through action on the social ldeterminants of health. Final Report of the Commission on Social Determinants of Health.Geneva, World Health Organization.
Método de ensino
Exposição efetuada pelos docentes, resolução de problemas, trabalho de grupo. A UC inclui uma parte de ensino presencial em dias intensivos e uma parte de e-learning.
Método de avaliação
Os formandos serão avaliados através da apresentação de trabalhos elaborados pelo(s) próprio(s) formando(s).