NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Saúde Global

Código

101190

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Créditos

3

Professor responsável

Professor Doutor Benedetto Saraceno

Língua de ensino

Inglês.

Objectivos

Fornecer a formação básica necessária para:

 

1.    Entender os principais determinantes dos problemas de saúde e a relação entre saúde e desenvolvimento político, social e económico, particularmente nos países com recursos limitados.

2.    Assegurar uma base a partir da qual os estudantes poderão construir o seu próprio currículo em Saúde Global, com os cursos existentes e os recursos oferecidos pela Universidade Nova de Lisboa.

3.    Enquadrar as atividades de ensino da unidade numa perspetiva das Doenças Não Transmissíveis e de Saúde Mental.

 

Resultados pretendidos da aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências):

a)      Compreender as ligações entre Saúde Mental Global e Saúde Global.

b)      Compreender os desafios da saúde global nos países em desenvolvimento, em termos da falta de tratamento e da inaceitável baixa qualidade dos serviços de saúde.

c)       Compreender a lacuna de recursos humanos e as suas implicações no acesso a cuidados.

d)      Compreender o papel da cooperação internacional em saúde global.

e)      Familiarizar-se com os principais Relatórios Internacionais, Declarações, Documentos Seminais e Iniciativas.

f)       Aprender sobre os processos formais e informais de chegar a consensos entre Governos: a diplomacia da saúde.

g)      Compreender a noção de Medicamentos Essenciais e o papel da Indústria Farmacêutica.

h)      Compreender os desafios especiais colocados pelas Emergências Complexas.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

1.         Introdução à saúde global

 

Introdução aos principais conceitos e princípios que regem a prática da saúde global, com ênfase em países com recursos limitados. Introdução aos principais determinantes dos problemas de saúde e à relação entre saúde e desenvolvimento político, social e económico. Análise dos papéis e das funções dos principais atores institucionais na área da saúde global.

 

A referência principal será: 

 

- Commission on Macroeconomics and Health (2001) Macroeconomics and Health: Investing in health for economic development. Report of the Commission on Macroeconomics and Health. WHO, Geneva.

 

 

2.         Saúde Mental Global

 

Análise dos principais dados epidemiológicos globais sobre a carga das doenças mentais, neurológicas e de abuso de substâncias. Discussão dos determinantes sociais da saúde mental e das relações entre saúde mental e desenvolvimento.

Lacunas existentes em termos de recursos humanos e financeiros, resultando em falta de tratamento. Obstáculos que impedem a melhoria dos cuidados de saúde mental a nível mundial.

Análise das especificidades e semelhanças de Políticas de Saúde Mental e modelos de organização de serviços a nível global.

 

A referência principal será:

 

- Horton, R (editor) (2007 Sept and 2011 Oct) Global Mental Health Series The Lancet.

 

 

3.         Papel das Doenças Não Transmissíveis em Saúde Global

 

Discussão sobre a situação atual das doenças não transmissíveis e apresentação de um guia de ação para reverter a epidemia existente, através do reforço de monitoramento e vigilância nacional e global, implementação de medidas baseadas em evidência para reduzir fatores de risco como tabagismo, alimentação inadequada, sedentarismo e uso nocivo de álcool, e melhorar o acesso às intervenções custo-efetivas para prevenir complicações de saúde, incapacidades e morte prematura.

 

A referência principal será:

 

- World Health Organization. Global status report on noncommunicable diseases 2010, Geneva 2011.

 

 

4.         Princípios, âmbito e definição de Diplomacia da Saúde: o exemplo da Estratégia Global para reduzir o uso nocivo do Álcool 

 

O seminário incluirá uma introdução aos principais conceitos e princípios que regem a Diplomacia da Saúde, nova disciplina que estabelece uma ponte entre a política e a saúde pública. O seminário integrará a apresentação da Estratégia Global para reduzir o uso nocivo do Álcool da OMS e a análise dos processos diplomáticos que levaram à aprovação desta estratégia.

 

A referência principal será:

 

- WHO (2010) Strategies to reduce the harmful use of alcohol. Draft Global Strategy. WHO, Geneva

 

5.         O conceito de Medicamentos Essenciais

 

O seminário definirá o conceito de Medicamentos Essenciais e discutirá o seu papel na melhoria da qualidade e efetividade dos Sistemas de Saúde. Os estudantes aprenderão a importância de ligar a escolha de medicamentos às necessidades de saúde prioritárias de uma população, à prevalência de doenças, à evidência de eficácia, à segurança e à análise comparativa de custo-efetividade.

 

A referência principal será:

 

- WHO Model Formulary. Geneva: WHO press; 2004.

                                                             

6.         Emergências Complexas e os seus efeitos na saúde mental da população

 

O seminário irá fornecer uma visão geral sobre os efeitos de emergências complexas (catástrofes naturais ou provocadas pelo homem, incluindo guerras) na saúde mental das populações. Serão discutidas e analisadas intervenções custo-efetivas durante a fase de emergência aguda (quando as taxas de mortalidade estão substancialmente elevadas) e na fase de pós-emergência (quando as taxas de mortalidade estão razoavelmente controladas). Serão discutidas intervenções psicossociais em diferentes fases da emergência e serão apresentados alguns exemplos concretos.

 

A referência principal será:

 

- World Health Organization, Building Back Better: Sustainable Mental Health Care After Emergencies. WHO, Geneva, 2013

Bibliografia

- Koplan, Jeffrey, T. Christopher Bond, Michael H. Merson, K. Srinath Reddy, Mario Henry Rodriuez, Nelson K. Sewankambo, and Judith N. Wasserheit, "Towards a common definition of global health," The Lancet 2009, 373 (9679) 1993-1995.

- Institute of Medicine (IOM), Board on International Health, “America’s Vital Interest in Global Health: Protecting Our People, Enhancing our Economy, and Advancing our International Interests,” National Academy of Sciences, 1997.

- Kaiser Edu, “Global Health” http://www.kaiseredu.org/Issue-Modules/Global-Health/Background-Brief.aspx?p=1 Prepared by Grace Hunter and Usha Ranji of the Kaiser Family Foundation, 2009

- Dentzer, Susan, “The Devilish Details of Delivering on Global Health,” Health Affairs, July/August 2009, 28 (4).

- Ravishankar, Nirmala, Paul Gubbins, Rebecca J. Cooley, Katherine Leach-Kermon, Catherine M. Michaud, Dean T. Jamison, and Christopher J.L. Murray, “Financing of Global Health: Tracking Development Assistance for Health from 1990 to 2007,” The Lancet 2009, 373: 2119.

- Gupta R, Hotez P. Rethinking global health training in North America. Medscape General Medicine. 2006; 8(3).

Método de ensino

No seu conjunto, as atividades serão organizadas através de seis aulas interativas.

Método de avaliação

A avaliação dos estudantes será efetuada através de exame escrito.

É obrigatória a presença em 4 das 6 das aulas para ser admitido no exame.

Cursos