
Famílias em Geriatria e Cuidados Paliativos
Código
101191
Unidade Orgânica
NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Créditos
5
Professor responsável
Prof. Doutor Manuel Gonçalves Pereira
Língua de ensino
Português
Objectivos
No enquadramento do envelhecimento e dos cuidados paliativos:
- Desenvolver conhecimentos sobre aspectos clínicos e psicossociais envolvendo a família (incluindo as bases do modelo sistémico para avaliação e intervenção familiar, bem como da psicoeducação com famílias);
- Desenvolver atitudes positivas face aos recursos familiares na clínica, bem como uma maior sensibilidade para a importância do impacto das doenças sobre as famílias e das famílias no curso das doenças. Compreender a importância das famílias na promoção da saúde mental;
- Adquirir/desenvolver competências elementares de intervenção clínica com famílias; adquirir/desenvolver competências de investigação nos aspectos familiares das doenças mentais/neuropsiquiátricas/outras.
Pré-requisitos
Conteúdo
1) Estudos da família contribuições médicas, psicológicas e sociológicas; noções/revisões sobre doenças neuropsiquiátricas e outras ligadas ao envelhecimento e no contexto dos cuidados paliativos (e.g. demência, parkinsonismo, ELA, doenças neoplásicas);
2) Modelo sistémico do funcionamento mental e circularidades família-doença (na doença mental/neuropsiquiátrica e na medicina em geral); a avaliação familiar na clínica e em investigação;
3) Bases das intervenções educativas/ psicoeducativas de base familiar (exemplos na doença mental grave, depressão e demência);
4) Bases das intervenções e terapias familiares sistémicas/familiares e de casal;
5) As conferências familiares em cuidados paliativos;
6) Discussão de casos;
7) A investigação clínica e epidemiológica envolvendo aspectos familiares;
8) Elaboração de um miniprojecto de intervenção clínica/sistémica OU de investigação envolvendo aspectos familiares cenário a acordar com a Regência (acompanhamento e discussão).
Bibliografia
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Método de ensino
Expositivo com discussão de casos clínicos; vídeos; exercícios de simulação de situações; acompanhamento na elaboração de trabalhos (se necessário, extra-horário).
Método de avaliação
Avaliação contínua e trabalho final (escrito, com apresentação oral).