NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Famílias em Geriatria e Cuidados Paliativos

Código

101191

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Créditos

5

Professor responsável

Prof. Doutor Manuel Gonçalves Pereira

Língua de ensino

Português

Objectivos

No enquadramento do envelhecimento e dos cuidados paliativos:

 

- Desenvolver conhecimentos sobre aspectos clínicos e psicossociais envolvendo a família (incluindo as bases do modelo sistémico para avaliação e intervenção familiar, bem como da psicoeducação com famílias);

 

- Desenvolver atitudes positivas face aos recursos familiares na clínica, bem como uma maior sensibilidade para a importância do impacto das doenças sobre as famílias e das famílias no curso das doenças. Compreender a importância das famílias na promoção da saúde mental;

 

- Adquirir/desenvolver competências elementares de intervenção clínica com famílias; adquirir/desenvolver competências de investigação nos aspectos familiares das doenças mentais/neuropsiquiátricas/outras.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

1)    Estudos da família – contribuições médicas, psicológicas e sociológicas; noções/revisões sobre doenças neuropsiquiátricas e outras ligadas ao envelhecimento e no contexto dos cuidados paliativos (e.g. demência, parkinsonismo, ELA, doenças neoplásicas);

2)    Modelo sistémico do funcionamento mental e circularidades família-doença (na doença mental/neuropsiquiátrica e na medicina em geral); a avaliação familiar na clínica e em investigação;

3)    Bases das intervenções educativas/ psicoeducativas de base familiar (exemplos na doença mental grave, depressão e demência);

4)    Bases das intervenções e terapias familiares sistémicas/familiares e de casal;

5)    As conferências familiares em cuidados paliativos;

6)    Discussão de casos;

7)    A investigação clínica e epidemiológica envolvendo aspectos familiares;

8)    Elaboração de um miniprojecto de intervenção clínica/sistémica OU de investigação envolvendo aspectos familiares – cenário a acordar com a Regência (acompanhamento e discussão).

Bibliografia

Cherny N, et al. Oxford Textbook of Palliative Medicine. Oxford, Oxford University Press, 2015 (5th Ed). 

 

Glick I, Berman EM, Clarkin JF, Rait DS. Marital and Family Therapy. Washington, American Psychiatric Press, 2000 (4th Ed).

 

Gonçalves Pereira M. Intervenciones sistémicas en psicogeriatria: Una cuestión (también) médica. Informaciones psiquiátricas 2012; 208(2):147-155.

 

Gonçalves-Pereira M, Sampaio D. Psicoeducação familiar na demência: Da clínica à saúde pública. Revista Portuguesa de Saúde Pública, 2011; 29: 3-10.

 

Gonçalves-Pereira M, Sampaio D. Trabalho com famílias em psiquiatria geriátrica. Acta Médica Portuguesa, 2011; 24(S4): 819-826.

 

Gonçalves-Pereira M, Zarit SH. The Zarit Burden Interview in Portugal: Validity and recommendations in dementia and palliative care. Acta Médica Portuguesa, 2014; 27(2): 163-165.

 

Grácio J, Gonçalves-Pereira M, Leff J. What do we know about family interventions for psychosis at the process level? A systematic review. Family Process 2015 [epub ahead of print] DOI: 10.1111/famp.12155

 

Greenstein TN, Davis SN. Methods of Family Research. Thousand Oakes, Sage, 2013.

 

Hudson P, et al. Family meetings in palliative care: Multidisciplinary clinical practice guidelines. BMC Palliative Care 2008, 7:12. DOI: 10.1186/1472-684X-7-12

Método de ensino

Expositivo com discussão de casos clínicos; vídeos; exercícios de simulação de situações; acompanhamento na elaboração de trabalhos (se necessário, extra-horário).

Método de avaliação

Avaliação contínua e trabalho final (escrito, com apresentação oral).

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