
Línguas, Literaturas e Culturas, Área de Especialização em Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos
Ciclo
Segundo ciclo
Grau
Mestre
Este percurso é um perfil de
Data de abertura
Setembro de 2015
Número de vagas
Propinas
Horários
Objectivos educativos
1) Adquirir conhecimentos teóricos aprofundados e competências metodológicas para a investigação e o desenvolvimento de projetos na área das relações literárias, culturais e históricas no espaço ibérico e ibero-americano;
2) Adquirir conhecimentos teóricos aprofundados e competências metodológicas para a investigação e o desenvolvimento de projetos aplicados sobre estudos comparados de literatura e de cultura no espaço ibérico e ibero-americano;
3) Adquirir conhecimentos teóricos aprofundados e competências metodológicas para a investigação e o desenvolvimento de projetos aplicados sobre estudos de literatura e cultura específicos no espaço que hoje corresponde ao Estado Espanhol, atendendo à sua pluralidade cultural e linguística;
4) Adquirir conhecimentos teóricos aprofundados e competências metodológicas para a investigação e o desenvolvimento de projetos aplicados sobre estudos de literatura e cultura específicos no espaço que hoje corresponde às nações americanas de língua espanhola, atendendo à sua diversidade geo-cultural.
Condições de acesso
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Acesso a outros cursos
Regras de avaliação
Regulamento de Avaliação disponível na intranet. Sistema de classificação: os estudantes da FCSH/NOVA são avaliados com base no trabalho desenvolvido ao longo de um semestre, tendo por base a participação nas aulas, a apresentação de trabalhos escritos e orais, os testes e os exames. O resultado obtido, quer através da avaliação contínua, quer da avaliação por exames, é expresso numa escala de 0 a 20. Para ser aprovado há que ter no mínimo 10 valores, porém, os estudantes que reprovam têm uma segunda oportunidade para repetir os exames. REGIMES ESPECIAIS DE AVALIAÇÃO: - Trabalhador-estudante - Estudantes com estatuto de atletas de alta competição - Mães e pais estudantes - Dirigentes associativos - Militares - Outros regimes especiais previstos legalmente. Os estudantes com necessidades educativas especiais podem beneficiar de condições de ensino-aprendizagem adaptados às suas necessidades.
Estrutura
Opção Condicionada 1 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722160000 | Crítica Literária: Cultura e História | 10 |
722160003 | Teoria da Cultura | 10 |
722160004 | Teoria da Literatura | 10 |
Os alunos fazem, no mínimo, 10 créditos no conjunto destas unidades curriculares. |
Opção Condicionada 2 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722111062 | Cultura e artes na Espanha contemporânea | 10 |
722111037 | Estudos sobre o Quixote | 10 |
722111040 | Literaturas Ibéricas Comparadas | 10 |
722111041 | Literaturas Ibero-Americanas Comparadas | 10 |
722111042 | Mitos e Modelos Heróicos | 10 |
Os alunos fazem, no mínimo, 40 créditos no conjunto destas unidades curriculares. Os alunos realizam ainda 10 créditos, em regime de opção livre. |
Opção Condicionada 3 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722111032 | Dissertação em Línguas, Literaturas e Culturas - Estudos Ibéricos e Ibero-Romanos | 33 |
722160072 | Estágio com Relatório em Línguas, Literaturas e Culturas - Estudos Ibéricos e Ibero-Romanos | 33 |
722111046 | Trabalho de Projecto em Línguas, Literaturas e Culturas - Estudos Ibéricos e Ibero-Romanos | 33 |
Os alunos escolhem uma destas unidades curriculares. |