
Línguas, Literaturas e Culturas, Área de Especialização em Estudos Românicos: Textos e Contextos
Ciclo
Segundo ciclo
Grau
Mestre
Este percurso é um perfil de
Data de abertura
Setembro de 2015
Número de vagas
Propinas
Horários
Objectivos educativos
1) Adquirir conhecimentos teóricos aprofundados e competências metodológicas para a investigação e o desenvolvimento de projetos aplicados sobre o fenómeno literário, através do estudo de diversas temáticas integradas no contexto das literaturas e das culturas de expressões românicas;
2) Desenvolver conhecimentos teóricos e transdisciplinares e competências para a sua aplicação ao estudo dos fenómenos literários e culturais de expressão românica, atendendo às respetivas especificidades linguísticas, históricas e culturais;
3) Adquirir competências para analisar os textos literários e demais obras culturais de expressão românica nos respetivos contextos de produção, referência e receção;
4) Adquirir conhecimento dos estudos de referência e competência de pesquisa e análise da bibliografia crítica sobre as questões (ou temas) estudada(o)s.
5) Adquirir competência para a realização de leituras críticas sobre os textos literários e as referências culturais de expressão românica, atendendo às respetivas especificidades linguísticas, históricas e culturais.
Condições de acesso
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Acesso a outros cursos
Regras de avaliação
Regulamento de Avaliação disponível na intranet. Sistema de classificação: os estudantes da FCSH/NOVA são avaliados com base no trabalho desenvolvido ao longo de um semestre, tendo por base a participação nas aulas, a apresentação de trabalhos escritos e orais, os testes e os exames. O resultado obtido, quer através da avaliação contínua, quer da avaliação por exames, é expresso numa escala de 0 a 20. Para ser aprovado há que ter no mínimo 10 valores, porém, os estudantes que reprovam têm uma segunda oportunidade para repetir os exames. REGIMES ESPECIAIS DE AVALIAÇÃO: - Trabalhador-estudante - Estudantes com estatuto de atletas de alta competição - Mães e pais estudantes - Dirigentes associativos - Militares - Outros regimes especiais previstos legalmente. Os estudantes com necessidades educativas especiais podem beneficiar de condições de ensino-aprendizagem adaptados às suas necessidades.
Estrutura
Opção Condicionada 1 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722160000 | Crítica Literária: Cultura e História | 10 |
722160003 | Teoria da Cultura | 10 |
722160004 | Teoria da Literatura | 10 |
Os alunos fazem, no mínimo, 10 créditos no conjunto destas unidades curriculares. |
Opção Condicionada 2 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722111059 | Escrita poética nos séculos XX e XXI | 10 |
722111058 | Estudos sobre Vergílio Ferreira e o existencialismo | 10 |
722111060 | Identidade e multiculturalismo nas literaturas de expressão francesa | 10 |
722111061 | Literatura e ideologia | 10 |
722111042 | Mitos e Modelos Heróicos | 10 |
Os alunos fazem, no mínimo, 40 créditos no conjunto destas unidades curriculares. Os alunos realizam ainda 10 créditos, em regime de opção livre. |
Opção Condicionada 3 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722111033 | Dissertação em em Línguas, Literaturas e Culturas - Estudos Românicos: Textos e Contextos | 33 |
722160073 | Estágio com Relatório em Línguas, Literaturas e Culturas - Estudos Românicos: Textos e Contextos | 33 |
722111047 | Trabalho de Projecto em Línguas, Literaturas e Culturas - Estudos Românicos: Textos e Contexto | 33 |
Os alunos escolhem uma destas unidades curriculares. |