Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Coordenador

Raquel Pereira Henriques

Data de abertura

Setembro de 2015

Número de vagas

12 vagas

Propinas

1.000€/ano

Horários

Regime misto, seminários em regime pós-laboral e P.E.S. em horário laboral. (a disponibilizar em http://www.fcsh.unl.pt/ensino/mestrados)

Objectivos educativos

1)Conhecer as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução.
2)Desenvolver a capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didácticas às especificidades das
áreas disciplinares de História do 3º ciclo e ensino secundário, estudantes e meios escolares.
3)Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didácticos na planificação e
desenvolvimento de actividades de ensino-aprendizagem colaborativas e auto-reguladas, adequadas ao
currículo mas, também, às especificidades dos estudantes e meios escolares.
4)Aprofundar conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais e aplicá-los na prática lectiva.
5)Construir instrumentos didáctico-pedagógicos e instrumentos de avaliação que permitam um
desenvolvimento de competências diversificadas e a aplicação adequada dos saberes.
6)Reflectir sobre a ética da profissão e sobre as múltiplas opções que se podem colocar de teor científico,
social, cultural, pedagógico e didáctico.

Condições de acesso

As regras sobre a admissão ao Mestrado em Ensino (Formação Inicial de Professores) da FCSH/NOVA, no cumprimento do artigo 17º do DL nº 79/2014, são as descritas na legislação nacional, articuladas com os seguintes critérios para a ordenação final dos candidatos: • Classificação de licenciatura (20%); • Currículo académico e científico (30%); • Currículo profissional (20%); • Prova escrita presencial (20%); • Entrevista (10%). A prova escrita presencial (obrigatória) consistirá na elaboração presencial de um texto, até 5 páginas, com a duração de 1 hora, em que o candidato fundamentará do ponto de vista científico e pedagógico a intenção e o enquadramento da sua candidatura, comprovando o domínio escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica (Art. 17º, 1, do DL n.º 79/2014). Os candidatos deverão possuir na sua formação o número de créditos, estipulado nos artigos 17.º e 18.º do DL 79/2014, na respetiva área da docência.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).

Acesso a outros cursos

Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.

Regras de avaliação

1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da componente letiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não letiva consulte-se o regulamento interno da componente não letiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH/NOVA.

Estrutura

Obrigatória
Código Nome Créditos
722160053 Didática da História I 10
722160078 Didática da História II 10
722171259 Educação, Currículo e Multiculturalismo 5
722171270 Organização de Projetos Educativos em História 10
722171269 Prática de Ensino Supervisionada em História 45
722171257 Psicologia Educacional 10
722171268 Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em História 5
722171258 Sistemas Educativos e Culturas Escolares 5
Opção Condicionada 1
Código Nome Créditos
Opções
722051267 A Sociedade em Portugal (Séculos XV-XVIII) 10
722051269 Ciclo Africano do Império: Colonialismo, Guerra e Descolonização no Portugal Contemporâneo 10
722051115 Espaços e Poderes na Época Moderna 10
722051258 História Cultural e das Mentalidades do Antigo Egipto 10
722051265 História da Vida Privada na Idade Média 10
722051286 História das Ideias Políticas Contemporâneas 10
722051288 História das Revoluções na Época Contemporânea 10
722051289 O Império Português: Centros e Periferias (Séculos XV-XVIII) 10
722051260 O Médio Oriente Antigo: Sociedades e Culturas 10
722051149 Origem e Formação das Religiões na Ásia Antiga 10
722051358 Problemáticas da Arte Egípcia 10
722051167 Sistemas de Poderes na Idade Média 10
722051169 Sociedade e Cultura na Idade Média 10
O estudante realiza 20 ECTS deste conjunto de unidades curriculares.