
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Ciclo
Segundo ciclo
Grau
Mestre
Coordenador
Raquel Pereira Henriques
Data de abertura
Setembro de 2015
Número de vagas
12 vagas
Propinas
1.000€/ano
Horários
Regime misto, seminários em regime pós-laboral e P.E.S. em horário laboral. (a disponibilizar em http://www.fcsh.unl.pt/ensino/mestrados)
Objectivos educativos
1)Conhecer as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução.
2)Desenvolver a capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didácticas às especificidades das
áreas disciplinares de História do 3º ciclo e ensino secundário, estudantes e meios escolares.
3)Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didácticos na planificação e
desenvolvimento de actividades de ensino-aprendizagem colaborativas e auto-reguladas, adequadas ao
currículo mas, também, às especificidades dos estudantes e meios escolares.
4)Aprofundar conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais e aplicá-los na prática lectiva.
5)Construir instrumentos didáctico-pedagógicos e instrumentos de avaliação que permitam um
desenvolvimento de competências diversificadas e a aplicação adequada dos saberes.
6)Reflectir sobre a ética da profissão e sobre as múltiplas opções que se podem colocar de teor científico,
social, cultural, pedagógico e didáctico.
Condições de acesso
As regras sobre a admissão ao Mestrado em Ensino (Formação Inicial de Professores) da FCSH/NOVA, no cumprimento do artigo 17º do DL nº 79/2014, são as descritas na legislação nacional, articuladas com os seguintes critérios para a ordenação final dos candidatos: • Classificação de licenciatura (20%); • Currículo académico e científico (30%); • Currículo profissional (20%); • Prova escrita presencial (20%); • Entrevista (10%). A prova escrita presencial (obrigatória) consistirá na elaboração presencial de um texto, até 5 páginas, com a duração de 1 hora, em que o candidato fundamentará do ponto de vista científico e pedagógico a intenção e o enquadramento da sua candidatura, comprovando o domínio escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica (Art. 17º, 1, do DL n.º 79/2014). Os candidatos deverão possuir na sua formação o número de créditos, estipulado nos artigos 17.º e 18.º do DL 79/2014, na respetiva área da docência.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).
Acesso a outros cursos
Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.
Regras de avaliação
1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da componente letiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não letiva consulte-se o regulamento interno da componente não letiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH/NOVA.
Estrutura
Obrigatória | ||
Código | Nome | Créditos |
722160053 | Didática da História I | 10 |
722160078 | Didática da História II | 10 |
722171259 | Educação, Currículo e Multiculturalismo | 5 |
722171270 | Organização de Projetos Educativos em História | 10 |
722171269 | Prática de Ensino Supervisionada em História | 45 |
722171257 | Psicologia Educacional | 10 |
722171268 | Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em História | 5 |
722171258 | Sistemas Educativos e Culturas Escolares | 5 |
Opção Condicionada 1 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722051267 | A Sociedade em Portugal (Séculos XV-XVIII) | 10 |
722051269 | Ciclo Africano do Império: Colonialismo, Guerra e Descolonização no Portugal Contemporâneo | 10 |
722051115 | Espaços e Poderes na Época Moderna | 10 |
722051258 | História Cultural e das Mentalidades do Antigo Egipto | 10 |
722051265 | História da Vida Privada na Idade Média | 10 |
722051286 | História das Ideias Políticas Contemporâneas | 10 |
722051288 | História das Revoluções na Época Contemporânea | 10 |
722051289 | O Império Português: Centros e Periferias (Séculos XV-XVIII) | 10 |
722051260 | O Médio Oriente Antigo: Sociedades e Culturas | 10 |
722051149 | Origem e Formação das Religiões na Ásia Antiga | 10 |
722051358 | Problemáticas da Arte Egípcia | 10 |
722051167 | Sistemas de Poderes na Idade Média | 10 |
722051169 | Sociedade e Cultura na Idade Média | 10 |
O estudante realiza 20 ECTS deste conjunto de unidades curriculares. |