
Ensino de Inglês no 1.º ciclo do Ensino Básico
Ciclo
Segundo ciclo
Grau
Mestre
Coordenador
Carlos Ceia
Data de abertura
Setembro de 2015
Número de vagas
20 vagas
Propinas
1.000€/ano
Horários
Regime misto, seminários em regime pós-laboral e P.E.S. em horário laboral. (a disponibilizar em http://www.fcsh.unl.pt/ensino/mestrados)
Objectivos educativos
Leccionar autonomamente Inglês, segundo as exigências programáticas, numa perspectiva de investigação, reflexão e formação contínuas ao longo da sua futura prática profissional.
Desenvolver a planificação, implementação e avaliação de práticas pedagógicodidácticas inovadoras.
Desenvolver um conhecimento dos estudantes em contexto escolar, suas semelhanças e diferenças,
particularmente das suas necessidades, comportamento e motivação.
Desenvolver uma reflexão informada e crítica sobre o contexto educativo do Inglês nos anos iniciais de
escolarização.
Aprofundar os conhecimentos científicos, tecnológicos e (inter)culturais e a sua aplicação prática.
Preparar autonomamente materiais que correspondam às necessidades dos alunos e a um uso comunicativo
genuíno da língua.
Condições de acesso
As regras sobre a admissão ao Mestrado em Ensino (Formação Inicial de Professores) da FCSH/NOVA, no cumprimento do artigo 17º do DL nº 79/2014, são as descritas na legislação nacional, articuladas com os seguintes critérios para a ordenação final dos candidatos: • Classificação de licenciatura (20%); • Currículo académico e científico (30%); • Currículo profissional (20%); • Prova escrita presencial (20%); • Entrevista (10%). A prova escrita presencial (obrigatória) consistirá na elaboração presencial de um texto, até 5 páginas, com a duração de 1 hora, em que o candidato fundamentará do ponto de vista científico e pedagógico a intenção e o enquadramento da sua candidatura, comprovando o domínio escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica (Art. 17º, 1, do DL n.º 79/2014). Os candidatos deverão possuir na sua formação o número de créditos, estipulado nos artigos 17.º e 18.º do DL 79/2014, na respetiva área da docência.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 3 semestres Créditos totais: 90 créditos (58 em unidades curriculares + 32 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 32 créditos (28 ECTS correspondem às Prática de Ensino Supervisionada I e Prática de Ensino Supervisionada II e 4 ECTS aos Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada I Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada II).
Acesso a outros cursos
Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.
Regras de avaliação
1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) Para a avaliação da componente não letiva consulte-se o regulamento interno da componente não letiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH/NOVA.
Estrutura
Opção Condicionada 1 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722121051 | Cruzamentos Culturais Luso-Britânicos | 10 |
722121052 | Identidades Culturais Britânicas | 10 |
722160026 | Inglês C2 | 10 |
722121053 | Representações Americanas: Identidade, Cultura e Artes | 10 |
Os alunos realizam duas (20 ECTS) destas unidades curriculares. |