
Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade
Ciclo
Segundo ciclo
Grau
Mestre
Coordenador
Rute Vilhena Costa
Data de abertura
Setembro de 2015
Número de vagas
20 vagas
Propinas
1.000€/ano
Horários
Pós-laboral (a disponibilizar em http://www.fcsh.unl.pt/ensino/mestrados)
Objectivos educativos
1) Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos na área da Terminologia e da Gestão de Informação de Especialidade;
2) Capacidade para desenvolver uma reflexão crítica sobre diferentes propostas teóricas e metodológicas;
3) Capacidade para aplicar o conhecimento teórico e metodológico a trabalhos de investigação originais, individuais e/ou colectivos;
4) Competências de utilização das plataformas tecnológicas, nomeadamente dos sistemas informáticos, para aplicar e desenvolver técnicas e métodos do âmbito da Terminologia e da Gestão da Informação;
5) Capacidade para desenvolver estratégias e aplicações originais e inovadoras de gestão de informação de especialidade orientadas pelo corpo teórico da terminologia;
6) Capacidade para realizar um programa de trabalhos autónomo conducente à resolução de problemas de gestão de informação em situação de especialidade.
Condições de acesso
1)Conforme o disposto no n.º 1 do artigo 17 do DL n.º 74 de 24 de março de 2006, republicado pelo DL 115/2013, de 7 de agosto. 2)Os candidatos que reúnam as condições de natureza académica e curricular expressas no número 1 do presente artigo serão selecionados e seriados tendo em atenção os seguintes critérios: a) Classificação de licenciatura; b) Currículo académico e científico; c) Currículo profissional; d) Eventual entrevista.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 3 semestres
Créditos totais: 93 créditos (60 em unidades curriculares + 33 na componente não letiva)
Modalidades de componente não letiva: Dissertação, Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.
Número de créditos em opções livres: Os alunos realizam 20 créditos de opção livre em unidades curriculares de nível pós -graduado da FCSH/NOVA, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo.
Acesso a outros cursos
Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.
Regras de avaliação
Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da parte escolar do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da parte escolar do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação, ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.
Estrutura
Obrigatória | ||
Código | Nome | Créditos |
722131056 | Teorias em Terminologia | 10 |
722131057 | Terminologia Computacional | 10 |
722131058 | Terminologia e Ontologias | 10 |
Opção Condicionada 1 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722131069 | Gestão da Qualidade em Terminologia | 10 |
722131070 | Terminologias e Técnicas Científicas | 10 |
O aluno realiza 10 créditos no conjunto destas unidades curriculares. O aluno realiza ainda 20 créditos em regime de opção livre. |
Opção Condicionada 2 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722131063 | Dissertação em Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade | 33 |
722131067 | Estágio com Relatório em Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade | 33 |
722131066 | Trabalho de Projecto em Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade | 33 |
Para a realização da componente não lectiva conducente ao grau de mestre, o aluno deve optar por uma das modalidades oferecidas. |