
Economy and Art Markets
Code
722061089
Academic unit
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Department
Formação ao Longo da Vida
Credits
10
Weekly hours
3 letivas + 1 tutorial
Teaching language
Portuguese
Objectives
Prerequisites
Subject matter
Bibliography
BIRNBAUM, Daniel, & GRAW, Isabelle. (2008). Canvases and Careers Today: Criticism and Its Markets. Nova Iorque e Berlim: Sternberg Press.
BOURDIEU, Pierre. ([1992] 1996). As Regras da Arte. Génese e Estrutura do Campo Literário. Lisboa: Editorial Presença.
CARVALHO, Isabel, PAZ, Lígia & NORA, Pedro (ed.). (2010). A Economia do Artista. Porto: Braço de Ferro – arte & design.
CHIAPELLO, Ève. (1998). Artistes versus managers. Le management culturel face à la critique artiste. Paris: Éditions Métailié.
MELO, Alexandre. (1994). Arte e Dinheiro. Lisboa: Assírio & Alvim.
MELO, Alexandre. (1999). Arte e Mercado em Portugal: Inquérito às Galerias e Uma Carreira de Artista. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
MELO, Alexandre. (2012). Sistema da arte contemporânea. Lisboa: Documenta.
MOULIN, Raymond (1992). L’ Artiste, L’ Institution et le Marché. Paris: Flammarion.
MOULIN, Raymonde (2009). Le marché de l´art : Mondialisation et nouvelles technologies. Paris: Flammarion.
NAHON, Pierre. (1998). Les Marchands d’art en France, XIXe et XXe siècles. Paris: La Différence.
PENA, Gonçalo. (1994). “Instituições, galerias e mercado in António Rodrigues”. In Anos de Ruptura: Uma perspetiva da arte portuguesa nos anos 60 (n.p.). Lisboa: Livros Horizonte.
SANTOS, Maria de Lourdes Lima dos. (1998). As Políticas Culturais em Portugal. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
Teaching method
Evaluation method