Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Metodologia do Trabalho Filosófico

Código

711031047

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

6

Professor responsável

António de Castro Caeiro

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Interrogar a especificidade do exercício filosófico do pensar.
b) Identificar diferentes modelos do trabalho filosófico.
c) Exercitar competências hermenêuticas, heurísticas e expressivas.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

Pensar, captar, compreender, interpretar, explicar, provar e discutir são aspectos diferentes da filosofia. Diferentes abordagens metodológicas são necessários para fazer face a diferentes matérias. A especificidade do pensamento filosófico. O método científico. Diferentes filosofias têm diferentes métodos ou um único? No De Interpretatione de Aristóteles estão apresentados os operadores fundamentais que executam interpretação. A diferença entre uma proposição teórica cognitiva e uma hermenêutica. A dialética de Platão, a filosofia da linguagem de Aristóteles, os jogos de linguagem de Wittgenstein, a hermenêutica existencial de Heidegger são conceitos metodológicos ou diferentes interpretações dos mesmos problemas? São abordagens compatíveis ou incompatíveis entre si? Como podem estes problemas encontrar solução? Ter acesso a…, contribuir para e interpretar a verdade.

Bibliografia

Aristóteles: Cooke, H. P. e Tredennick, Hugh (1938). Aristotle: Categories. On Interpretation. Prior Analytics. London.

Platão: Fowler, Harold North (1911): Plato: Sophist. London.

Dilthey, W. (2006) Einleitung in die Geisteswissenschaften. Versuch einer Grundlegung für das Studium der Gesellschaft und Geschichte. Gesammelte Schriften. Vol. 1. Göttingen: Teubner Verlagsgesellschaft / Vandenhoek & Ruprecht.

Gadamer, Hans-Georg (1960): Wahrheit und Methode. Tübingen: Mohr.

Heidegger, M. (1986). Sein und Zeit, Tübingen: Max Niemeyer.

Wittgenstein, L. (1984). “Philosophische Untersuchungen” in Werkausgabe, Band1 (pp. 225-580). Frankfurt am Main: Surkamp Verlag.

Método de ensino

O programa recorre a duas actividades principais. Na primeira hora vamos ler, expor e explicar os principais conceito e os quadros teóricos dos textos em foco. Na segunda hora, faremos a interpretação e análise dos textos com os alunos, a fim de promover o debate sobre perspectivas alternativas, possíveis objeções, a argumentação e a expressão.

Método de avaliação

A avaliação é individual, através de um teste escrito (70 %) no final do semestre e um ensaio escrito (30% ) supervisionado no acompanhamento tutorial.

Cursos