Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Filosofia Moderna

Código

711031061

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

6

Professor responsável

Manuel João Matos

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir conhecimento básico das figuras mais relevantes do pensamento filosófico ocidental da época moderna e de alguns dos seus textos.
b) Identificar as questões filosóficas mais significativas do pensamento europeu moderno e enunciá-las com precisão.
c) Adquirir a capacidade básica de situar conceitos, concepções metodológicas e posições doutrinais no contexto histórico a que pertencem.
d) Adquirir a capacidade de identificar os traços distintivos da filosofia europeia do período moderno tanto do ponto de vista metodológico como temático.
e) Adquirir a capacidade de identificar e enunciar os elementos de continuidade e de ruptura na formulação dos problemas filosóficos e nas propostas da sua resolução.
f) Adquirir a capacidade de ler e interpretar alguns textos fundamentais do período moderno.
g) Reconhecer a importância do estudo da filosofia moderna para a compreensão de algumas questões filosóficas atuais.

Pré-requisitos

Nenhum

Conteúdo

1.1. O papel da dúvida nas Meditações de Descartes: o Cogito como o grande problema filosófico.
1.2. A natureza das ideias e a teoria do juízo.
1.3. A existência de Deus e das coisas materiais: a real distinção entre o espírito o e corpo.
2.1. A estratégia anti-inatista de Locke no Ensaio sobre o Entendimento Humano.
2.2 A percepção como a base de todo o pensamento.
2.3 Acerca do poder, das substâncias e da identidade.
3.1. A filosofia de Leibniz no Discurso de Metafísica e na Monadologia.
3.2 A metafísica de Leibniz e a sua defesa da contingência.
3.3. As substâncias em Leibniz e o debate sobre o melhor mundo possível.
4. As etapas cruciais da argumentação na Crítica da Razão Pura de Kant.
4.1. A Estética Transcendental: o espaço e tempo como formas a priori da sensibilidade.
4.2. Analítica Transcendental: análise da Analítica dos conceitos e da Analítica dos princípios.
4.3. A Dialética Transcendental: a terceira antinomia da razão pura e os fundamentos da teoria moral de Kant.

Bibliografia

KANT, I. (2001). Crítica da Razão Pura. Trad. Manuela Santos, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 5ª ed.
KANT, I. (2003), Crítica da Razão Prática. Trad. Valério Rodhen. São Paulo: Martins Fontes, edição bilingue.
DESCARTES, R. (2011). Méditations métaphysiques, Paris: GF Flammarion
LEIBNIZ, G. (1902). Discourse on Metaphysics. Correspondence with Arnauld, Monadology. Trad. George Montgomery. LaSalle, IL: Open Court Publishing Company.
LOCKE, J. (2005). Ensaio sobre o Entendimento Humano, 2 vols. Trad. Eduardo Soveral. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2ª ed.

Método de ensino

As metodologias de ensino incluem aulas teóricas e aulas práticas com o mesmo peso letivo. Discussão de textos filosóficos relativos aos grandes temas da Filosofia Moderna.

Método de avaliação

A avaliação é constituída por frequência (40%); trabalho com defesa oral (40%); avaliação contínua e participação nas aulas (20%).

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