
Filosofia da Arte
Código
711031070
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1 – Identificar a realidade da arte, na sua essência e na sua historicidade.
2 – Identificar a especificidade do tratamento filosófico da arte.
3 -Domínio básico dos diversos elementos inerentes ao fenómeno artístico
4 – Capacidade de equacionar e discutir a questão do valor artístico
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
O curso consiste numa investigação exploratória da complexa relação entre a obra de Friedrich Nietzsche e a de Fernando Pessoa.
Em primeiro lugar, tal investigação ocupar-se-á da relação entre a filosofia da arte de Nietzsche e algumas das mais importantes teorias estéticas que se encontram dispersas pela obra de Pessoa, especialmente aquelas que são assinadas por Álvaro de Campos e que pretendem ter um teor anti-aristotélico. Neste contexto, o curso incluirá uma reflexão sobre o modernismo e a inserção da obra de Pessoa no modernismo português. Em segundo lugar, o curso consistirá numa detalhada reflexão sobre o tema da subjectividade e, mais especificamente, sobre o tema da pluralidade do sujeito, ou seja, o tema da relação entre o sujeito-multiplicidade de Nietzsche e os heterónimos de Pessoa. Por fim, o curso ocupar-se-á da profunda preocupação de Pessoa com o tema do mistério das coisas e da sua relação com o tema nietzshiano do niilismo.
Bibliografia
-Constâncio, J. (2013). O ‘Sujeito-Multiplicidade’ em Nietzsche e Pessoa. In P. Borges et. al. (Org.), Nietzsche, Pessoa e Freud (pp. 91-99). Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
-Constâncio, J. (2013). Arte e niilismo. Nietzsche e o enigma do mundo. Lisboa: tinta-da-china.
-Constâncio, J. (2015). Nietzsche on Decentered Subjectivity or, the Existential Crisis of the Modern Subject. In J. Constâncio, M.J.M. Branco, & B. Ryan (Eds.), Nietzsche and the Problem of Subjectivity. Berlin/ Boston: De Gruyter.
-Nietzsche, F. (1980). Kritische Studienausgabe, Hrsg. G. Colli & M. Montinari, M. (15 vols.). Berlin: Walter de Gruyter.
-Pessoa, F. (1986). Obra Poética/ Obras em Prosa, ed. João Gaspar Simões (7 vols.). Lisboa: Círculo de Leitores.
-Pessoa, F. (1998). Bernardo Soares, Livro do Desassossego, ed. Richard Zenith. Lisboa: Assírio& Alvim.
Método de ensino
(a) A maior parte das aulas são aulas de exposição dialogada, isto é, de exposição teórica mas com espaço para perguntas e intervenção dos alunos, bem como para a leitura de passagens relevantes dos textos em análise.
(b) Algumas aulas são leccionadas no chamado “regime de seminário”, i.e., consistem em leitura, comentário e análise de texto (com recurso a pdf projectados por computador).
(c) Por fim, algumas aulas consistem na discussão — com os alunos — de matérias já expostas e dos problemas que elas levantam.
(d) Uso constante de exemplos do que é a obra de arte, bem como a criação e a prática artísticas, tirados da obra de Pessoa;
Método de avaliação
(e) A meio do semestre os alunos realizam uma prova de frequência que pesa 20% na avaliação final.
(f) O principal elemento de avaliação é uma segunda prova de frequência no final do semestre (70%);
(g) a assiduidade e a participação contribuem também para a nota final (10%).