Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Filosofia da História

Código

711031080

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

6

Professor responsável

João Luís Lisboa

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Compreender as grandes representações do tempo como fontes gerais de sentido;
b) Relacionar a interpretação histórica com a determinação do sentido da história;
c) Interpretar três leituras filosóficas do percurso histórico;
d) Analisar diferentes modalidades de determinismo histórico e discutir o seu fundamento;
e) Avaliar o significado antropológico, cultural, social e político das leituras filosóficas do percurso humano estudadas.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

1. O que pode ser uma Filosofia da História e como tem sido entendida - o que aconteceu e o que se diz sobre o que aconteceu;
2. Problemas e conceitos (sentido, tempo, ciclo, progresso, explicação, leis históricas, natureza, finalidade, fim);
3. Perspectivas recentes sobre Filosofia da História, entre estabilidade e caos.
4. Alguns autores clássicos (Voltaire, Condorcet, Kant).

Bibliografia

Brun, J. (1996). Philosophie de l´histoire. Les promesses du temps, Paris: Ed. Stock.
Catroga, F. (2003). Caminhos do fim da História, Coimbra: Quarteto.
Erlich, D. (2013). A noção de progresso no pensamento de Richard Rorty. Cultura. Revista de História e Teoria das Ideias, 31, 361-386.
Jay, M. (2013). Intention and Irony: The Missed Encounter between Hayden White and Quentin Skinner. History and Theory, 52, 32-48.
Tucker, A. (ed.) (2011). A Companion to the Philosophy of History and Historiography. Chichester: Wiley-Blackwell.
Löwith, K. (1958). El sentido de la Historia. Madrid: Aguilar.
Mattoso, J. (2012). Levantar o Céu. Os labirintos da Sabedoria. Lisboa: Temas e debates.
Rossi, P. (2012). Il senso della storia. Dal Settecento al Duemila. Bologna: Il Mulino.
Skow, B. (2012). Why Does Time Pass?. Nous, 223-242.
Yovel, Y. (1980). Kant and the Philosophy of History. Princeton: Princeton University Press.

Método de ensino

Exposição dialogada. Análise de documentos. Leitura e Interpretação de textos.

Método de avaliação

Comentário de texto escrito, a realizar na aula (50%) e intervenções orais (10%). Breve ensaio sobre um texto (40%).

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