
Geografia da População
Código
711041019
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
6
Professor responsável
Maria Dulce Pimentel
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender e aplicar conceitos no domínio da geografia da população;
b) Conhecer as principais fontes, métodos de análise e formas de representação dos fenómenos demográficos;
c) Recolher, tratar e analisar informação de diversas fontes;
d) Compreender a dinâmica da população, a sua estrutura e os factores explicativos;
e) Refletir sobre os problemas que atualmente afetam a população a diferentes escalas;
f) Conhecer as principais teorias da população e a relação entre crescimento populacional e desenvolvimento;
g) Resolver exercícios de aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1) Introdução ao estudo da geografia da população: i) objeto, objetivos e métodos; ii) evolução do pensamento geográfico e problemática da população; iii) fontes de informação.
2) Distribuição espacial e dinâmicas populacionais: i) desigualdades da distribuição mundial; ii) as variáveis do crescimento natural da população; iii) um modelo explicativo: a transição demográfica.
3)As estruturas demográficas e sócio-económicas: contrastes a nível mundial, métodos e indicadores de análise.
4)Mobilidade espacial da população: i) Definições e tipologias; ii) A diversidade dos movimentos; iii) Teorias e modelos da mobilidade espacial.
5)Políticas populacionais e ordenamento do território: i) políticas populacionais: definições, tipos e problemas; ii) explosão demográfica e políticas anti-natalistas; iii) envelhecimento da população e políticas pró-natalistas; iv) políticas de redistribuição da população; v) políticas migratórias.
6)Cenários demográficos. Projeções de população a várias escalas.
Bibliografia
Bailey, A. (2005). Making Population Geography. London: Hodder Arnold Publ.
Nazareth, J. M. (2007). Demografia, a Ciência da População (2ª ed.). Lisboa: Ed. Presença.
Newbold, K. B. (2013). Population Geography: tools and issues (2nd ed.). Plymouth (UK):Rowman & Littlefield Publishers, Inc.
Noin, D. (2005). Géographie de la population (7ª ed.). Paris: Armand Colin.
Week, J. R. (2011). Population: an introduction to concepts and issues (11th ed.). Belmont (USA):Wadsworth Publishing.
Método de ensino
Aulas expositivas e participativas, com recurso a imagens (fotografias, gráficos, esquemas) e vídeos. Análise crítica de textos recomendados. Resolução de exercícios e elaboração de trabalhos em grupo com apresentação e discussão dos resultados. Utilização da plataforma Moodle como interface na consulta de sumários das aulas, documentação de apoio, fórum e realização de testes.
Método de avaliação
O método de avaliação proposto para a disciplina inclui três componentes:
1) Uma componente teórica que consiste na realização de um teste escrito (correspondendo a 40% da nota final);
2) Uma componente prática que pressupõe a resolução de exercícios de aplicação de conhecimentos (correspondendo a 10% da nota final) e de dois trabalhos (20% e 25%, respectivamente);
3) Assiduidade e participação na aula (correspondendo a 5% da nota final), cuja avaliação ponderará elementos como a colocação de questões pertinentes, autonomia na resolução de problemas, capacidade de análise e de síntese.